A pedido dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga a ligação de autoridades, empresários e políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), antecipou para o dia 15 de maio o depoimento do empresário pivô das denúncias. No programa de trabalho apresentado inicialmente pelo relator, o depoimento estava previsto para o dia 17 de maio, quinta-feira. Na terça-feira, dia 15, a CPI teria reunião administrativa para análise dos depoimentos já realizados. A sugestão foi inverter os dias para que a análise dos depoimentos seja feito depois da oitiva de Carlos Cachoeira.
A proposta de Odair Cunha foi iniciar os trabalhos ouvindo os procuradores e delegados responsáveis pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, que investigaram o esquema de Carlinhos Cachoeira, que está preso. Ainda no mês de maio, a comissão ouvirá o depoimento de Cláudio Abreu, ex-diretor no Centro-Oeste da empreiteira Delta Construções, e, no dia 31, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O relator aceitou ainda o pedido de se ampliar os encontros da comissão para mais dias da semana e não apenas terças e quintas, como ele havia sugerido. O cronograma de trabalhos precisa agora ser aprovado pelo Plenário da comissão.
Confira a proposta:
8/5 – Terça-feira
Delegado da Polícia Federal (PF) Raul Alexandre Marques Souza, responsável pela Operação Vegas.
10/5 – Quinta-feira
Delegado da PF Mateus Rodrigues e procuradores do Ministério Público Daniel Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela Operação Monte Carlo.
15/5 Terça-feira
Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
22/5 Terça-feira
Jose Olímpio de Queiroga, Gleib Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Vladimir Garcez e Lenine de Sousa, acusados de integrar a organização de Cachoeira.
24/5 Quinta-feira
Idalberto Matias, o Dadá, e Jairo Martins, considerados ‘espiões’ do esquema de Cachoeira.
29/5 Terça-feira
Cláudio Abreu, ex-diretor da empreiteira Delta Construções no Centro Oeste, acusado de envolvimento no esquema de Cachoeira.
31/5 Quinta-feira
Senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), flagrado em conversas telefônicas com Cachoeira e seus auxiliares.
ESTADÃO