quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeGeralDeputados paraibanos participam de Conferência da UNALE em Natal

Deputados paraibanos participam de Conferência da UNALE em Natal

Atendendo a convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), feito pelo próprio presidente da entidade, deputado Luis Tchê, em recente visita à Assembleia Legislativa da Paraíba, a maioria dos deputados estaduais paraibanos está participando da 16ª Conferência Nacional da UNALE , que acontece na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no período de 29 de maio a 1 de junho de 2012. Em virtude da participação do parlamentares no evento, não houve sessão ordinária na Casa de Epitácio Pessoa na manhã de quarta-feira (29.05), e nem hoje, quinta-feira.

O presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PSDB), já tinha assegurado ao colega Luiz Tchê, por ocasião da visita do presidente da Unale ao Legislativo Estado, participação efetiva dos deputados paraibanos no evento, ressaltando a importância da Conferência para os estados, já que o tema principal do encontro será a dívida dos Estados com a União. Para Ricardo o momento é de sentar-se para discutir a questão. “Muito oportuna a discussão a respeito da dívida dos Estados, justamente no momento em que todos precisamos de investimentos, tanto para o desenvolvimento de diversas políticas, quanto para questões emergenciais, a exemplo da seca, que tem causado grandes devastações”, frisou Marcelo.

Outro assunto de relevância para a Paraíba que está sendo discutido durante a Conferência é a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e os paraibanos têm interesse, vez que pleiteia à condição de Centro de Treinamento, segundo ressaltou o deputado João Gonçalves, que é 1º secretário da Unale. A 16ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) foi aberta, oficialmente ontem, quarta-feira (30), a partir das 20h, no Centro de Convenções de Natal.

O evento é uma promoção da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Matriz energética e alternativas para o futuro” é o tema do encontro, que deve reunir mais de 1.200 participantes e apresenta como novidades a realização de reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) e a realização da Feira de Produtos e Serviços.

A solenidade de abertura contou com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM); da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV); da Câmara de Natal, Edivan Martins (PV); do presidente da Unale, José Luis Tchê e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta. Na sequência, a Unale fez a entrega da comenda a personalidades de destaque e foi servido um coquetel aos participantes. O ciclo de palestras começou hoje.

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, fala sobre “A importância da energia para o desenvolvimento dos Estados”. O economista Ricardo Amorim analisa “Brasil – desafios e oportunidades nesta década”. O ex-ministro Shigeaki Ueki expõe “Evolução da matriz energética” e o governador Marcelo Déda, de Sergipe, faz a palestra “Energia para nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio”.

Na parte da tarde, foi a debate a Revisão do Pacto Federativo, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião; da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; do conselheiro do TCU de Minas, Sebastião Helvécio; da deputada estadual Aspásia Camargo (RJ); do membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto e do professor de Marketing Silvio Teitelbaum.Na sexta-feira, dia 1º de junho, os deputados federais Danrlei (RS) e Vicente Candido (SP), relator da Lei Geral da Copa, e o deputado estadual Roberto Dinamite (RJ) participam da mesa redonda “Olimpíadas e Copa do Mundo – desafios e oportunidades”.

A nova diretoria da Unale foi eleita e empossada em seguida. O deputado Joares Ponticelli (PP/SC) encabeçou, como candidato único, a chapa da nova diretoria à sucessão do acreano José Luis Tchê.A 16ª Conferência Nacional da UNALE conta com a participação de grandes nomes da política, economia, meio ambiente e do esporte para discutir os rumos do país. Segundo o presidente, será a maior conferência realizada pela instituição.

Deu no Paraíbajá

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress