As imagens da conversa do prefeito interino foram reveladas pela TV Arapuan e logo em seguida tomaram conta das redes sociais e das rodas políticas. Com o prefeito afastado, Berg Lima, preso, e Luiz Antônio no olho do furacão de uma denúncia de corrupção, o destino político de Bayeux cai nas mãos da Câmara Municipal da cidade, que se reúne na próxima quinta-feira (26) para iniciar a análise do afastamento do tucano. Também já tramita na Casa um pedido de afastamento para Berg.
Enquanto a Câmara de Vereadores analisa o processo de impeachment contra Berg e Luiz Antônio, o presidente da Câmara de Bayeux, Noquinha (PSL), assume interinamente o cargo de prefeito da cidade. Se, dentro do prazo legal, eles forem julgados e cassados, o presidente assume em definitivo e convoca novas eleições para ocorrer em até 90 dias.
Em paralelo, podem ocorrer ações penais e de improbidade para Luiz Antônio, o que já ocorre com Berg Lima. O crime de que é acusado o prefeito afastado de Bayeux e que provavelmente deve recair sobre o tucano está no Art. 158 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de quatro a dez anos, além de multa e afastamento de direitos políticos por oito anos.
Também está descartada a chance do segundo colocado nas eleições na cidade, Expedito Pereira (PSB), já que os dois podem ter os mandatos cassados e não os diplomas, o que anularia os quase 59% de votos recebidos (33.437). O socialista teve 38,75% dos votos válidos (21.989).
MPPB já investigava tucano
O promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) afirmou em entrevista ao ClickPB que o Ministério Público já investigava a denúncia contra o prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio, há mais de dois meses.
No entanto, ainda não chegou até ele o material que foi divulgado à imprensa, ou qualquer manifestação formal feita pela defesa do prefeito afastado Berg Lima. “Acredito que um pecado não venha a redimir outro pecado, se por ventura o pecado existir”, afirmou o promotor de Justiça, ressaltando que a postura do Ministério Público é apurar todos os fatos independentemente de quem está envolvido. Caso seja comprovado algum crime de quem quer que seja, os envolvidos devem ser responsabilizados, defende o promotor.
Impeachment protocolado
O pedido de impeachment contra Luiz Antônio já foi protocolado no início da tarde desta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Bayeux, a pedido de dois partidos políticos: o PRB e o PR.
Click PB



