Vendaval: Cenário político da capital chama a atenção da mídia; O Globo avalia que Cartaxo e Estela podem disputar o segundo turno. Vistos como favoritos, Cícero e Maranhão podem ficar de fora do pleito na capital (foto)O senador Cícero Lucena e o ex-governador José Maranhão já sentem na pele o risco de se serem superados pela socialista Estelizabel. Desde as primeiras pesquisas que, estava nítida a incapacidade dos dois de saírem dos patamares alcançados. E isso ficou evidente na segunda pesquisa do IBOPE, onde os números confirmaram que José Maranhão e Cícero Lucena despencaram como dois paraquedistas dividindo o mesmo paraquedas.
A possibilidade dos candidatos ditos de situação, Cartaxo e Estela, disputarem o segundo turno já não é uma hipótese, mas uma probabilidade que tem mexido com os nervos de tucanos e peemedebistas.
Os dois partidos (PMDB e PSDB) começaram a campanha como duas almas gêmeas fadadas a um desfecho que os levaria a vitória, mas agora a ultrapassagem de Cartaxo e a aproximação de Estela representa uma ameaça real, um pesadelo que pode afastá-los do cenário político definitivamente em razão do descrédito junto ao eleitor do maior colégio eleitoral do Estado.
Essa conjuntura apresentada pelas pesquisas revela ainda que o eleitor da capital esgotou a paciência com aqueles políticos envolvidos em escândalos e com os que já esgotaram o tempo de validade, mas insistem em permanecer no palco, sem abrir espaços para a renovação.
A reviravolta no cenário politico da capital chamou a atenção da mídia nacional e o Globo abriu espaço para analisar essa conjuntura paraibana. Abaixo transcrevemos o texto publicado na coluna ‘Panorama Política’, assinada pelo jornalista, Ilimar Franco.
As viradas no pleito de João Pessoa
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está exultante. Seu candidato em Campina Grande, o tucano Romero Rodrigues, caminha para vencer no primeiro turno. Mas os tucanos estão preocupados com a situação de João Pessoa. Cícero Lucena perdeu a liderança para o petista Luciano Cartaxo e agora está ameaçado pela socialista Estela Bezerra de ficar de fora do segundo turno. Os tucanos reconhecem que Estela, que tem o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), está numa curva ascendente nas pesquisas. Enquanto isso, Cícero não sai do lugar. Os adversários o bombardeiam com sua prisão pela Polícia Federal, na Operação Confraria.
Fonte: Jampanews