quarta-feira, maio 15, 2024
spot_img
HomePoliticaMAGISTRADO QUE FOR CÔNJUGE OU PARENTE DE CANDIDATO NÃO PODERÁ SERVIR COMO...

MAGISTRADO QUE FOR CÔNJUGE OU PARENTE DE CANDIDATO NÃO PODERÁ SERVIR COMO JUIZ ELEITORAL, AFIRMA TSE

Redação Tambaú 247 – Magistrado que for cônjuge ou parente de candidato não poderá servir como juiz eleitoral nas eleições de 2016. Esta foi a informação divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Às vésperas das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para disputar as Eleições Municipais 2016, o calendário eleitoral estabelece que a partir do dia 20 de julho “não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição” (Código Eleitoral, artigo 14, parágrafo 3º). 

De acordo com o órgão, são parentes consanguíneos em primeiro grau pai, mãe e filhos e de segundo grau irmãos, avós e netos. Já os parentes por afinidade em primeiro grau são sogro, sogra, genros e noras, e os de segundo grau são padrasto, madrasta, enteados e cunhados. 

Segundo a norma, essa restrição se estende até a diplomação dos candidatos eleitos e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, observada a homologação da respectiva convenção partidária. A escolha dos nomes que irão concorrer ao pleito deste ano deverá ser feita de 20 de julho a 5 de agosto pelas agremiações partidárias. Esse prazo também é destinado para que os partidos possam deliberar sobre coligações. 

Antes da Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165/2015), as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. A Lei também alterou de 60 para 30 dias o prazo para o preenchimento das vagas remanescentes, no caso de as convenções partidárias não conseguirem indicar o número máximo de candidatos.

Com informações do TSE

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress