sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img
HomeGeralNENHUM DOS CINCO SENADORES QUE SE CANDIDATOU CONSEGUIU SE ELEGER

NENHUM DOS CINCO SENADORES QUE SE CANDIDATOU CONSEGUIU SE ELEGER

BRASÍLIA – A taxa de sucesso dos 87 deputados federais que disputaram eleições foi superior à de outros pleitos. Cinco deles vão comandar capitais. Nos dois turnos da eleição, 25 deputados foram eleitos. Já entre os senadores candidatos, nenhum dos cinco conseguiu ser eleito. No Rio, dos dez deputados candidatos, quatro se elegeram.

Entre os cinco deputados que comandarão grandes prefeituras estão dois da oposição: o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (DEM), que derrotou em Salvador o candidato do PT, o deputado federal Nelson Pelegrino; e o tucano Zenaldo Coutinho, que venceu em Belém.

Dos 87 deputados que decidiram concorrer, três desistiram antes da disputa em primeiro turno. A eleição de 25 deles representa sucesso de 29,76%. Em 2008, 86 deputados concorreram e 18 foram eleitos, mas nenhum em capitais.

No Rio, o único a se eleger no primeiro turno foi Dr. Aluízio (PV), que venceu em Macaé. No segundo turno, foram eleitos Nelson Bornier (PMDB), em Nova Iguaçu; Neilton Mulim (PR), em São Gonçalo; e, na disputa entre dois deputados em Volta Redonda, Alexandre Cardoso (PSB) venceu Washington Reis (PMDB).

Segundo o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, pode estar havendo mudança de comportamento dos deputados. Até alguns anos atrás, era comum deputados saírem candidatos a prefeito para oxigenar a reeleição a federal e ajudar na eleição de vereadores.

No caso dos senadores, o diretor do Diap destaca a situação atípica, com os cinco candidatos derrotados. Segundo ele, o pernambucano Humberto Costa (PT) perdeu já no primeiro turno porque o partido apostou em um nome que não tinha apoio do governador Eduardo Campos (PSB):

— Em relação aos senadores, nunca se viu um resultado tão pífio. Humberto Costa foi vítima do maior erro do PT, que lançou um candidato sem o apoio do governador do estado.

Isabel Braga

Deu no Pedro Marinha

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress