Segundo Marcelo Queiroga, o PL vai analisar os casos juridicamente e, se as candidatas forem eleitas, tentar reaver o mandato na Justiça.
As três candidatas do PL que abandonaram a candidatura de Marcelo Queiroga (PL) para apoiar Cícero Lucena (Progressistas) receberam R$ 375 mil do partido para bancar as campanhas. A informação foi apurada pelo ClickPB no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O portal mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil. A renúncia acontece faltando 11 dias para as Eleições. A sigla vai tentar reaver os recursos após analisar o caso juridicamente.
Como verificado pelo ClickPB, as candidatas que abandonaram Marcelo Queiroga são Jessyca Luana, Elaine Sousa e Helô Tavares. Cada uma delas recebeu R$ 125 mil em recursos do fundo eleitoral enviados pelo partido.
Ao ClickPB, Marcelo Queiroga afirmou que a executiva municipal do PL vai analisar o caso e tentar ouvir as candidatas para saber os motivos que levaram elas a apoiar outro candidato a prefeito. Além disso, as três vão ser interpeladas pela executiva e as medidas necessárias serão tomadas.
“É uma prioridade do Partido Liberal elegermos mulheres para as câmaras e prefeituras. Essas três candidatas tomaram uma posição em dissonância com a orientação partidária. A Executiva vai avaliar as condutas, ouvir as candidatas e analisar os casos juridicamente. Inclusive, se necessário, iremos até tentar reaver os recursos enviados. Mas isso não e uma preocupação do PL nesse momento”, afirmou Queiroga ao ClickPB.
Ainda segundo o candidato, caso alguma das candidatas seja eleita vereadora, o PL vai acionar a Justiça para ter o mandato devolvido. “O mandato pertence ao partido e não é do candidato. Isso vai ser feito observando o devido processo legal para que as pessoas não sejam injustiçadas. O partido priorizou todas as candidaturas a vereador. Duvido ter outro partido que tenham dado mais atenção e recursos para os candidatos ao Legislativo do que o PL”, garantiu Marcelo Queiroga.