sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomeDestaqueREPERCUSSÃO NACIONAL: Cartaxo será o 1º petista a comandar João Pessoa, na...

REPERCUSSÃO NACIONAL: Cartaxo será o 1º petista a comandar João Pessoa, na Paraíba

O candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo, 48, venceu o segundo turno da eleição e será o primeiro petista a comandar a capital paraibana.Cartaxo, que é deputado estadual, obteve 68,13% dos votos válidos. Seu adversário, o senador Cícero Lucena (PSDB), ficou com 31,87%.

O prefeito eleito agradeceu aos eleitores instantes após a divulgação do resultado da eleição. Cartaxo afirmou estar preparado para o cargo e pediu que não haja ressentimentos por parte do grupo perdedor “pelo bem da cidade”.

Cartaxo disse estar consciente da responsabilidade e que não guarda mágoas de adversários.

“Foi uma campanha difícil. Tivemos que lutar desde o início pela nossa candidatura. Foi uma campanha que nasceu com dificuldades, mas conseguimos fazê-la com o nome limpo e sem baixar o nível”, afirmou.

Após a divulgação dos resultados, Cartaxo seguiu para a comemoração no Busto de Tamandaré, ponto turístico da capital da Paraíba.

O petista começou a campanha em terceiro lugar nas pesquisas, mas cresceu após um racha no PSB local.

Impedido de tentar a reeleição pelo governador Ricardo Coutinho (PSB-PB), o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), deixou a sigla para apoiar o PT.

Agra articulou uma aliança até então impensável com o PPS e indicou o candidato a vice da chapa petista, Nonato Bandeira, ex-secretário estadual de Comunicação.

Com os apoios, a candidatura de Cartaxo ganhou musculatura, e ele venceu o primeiro turno, com 38% dos votos. Lucena obteve 20%.

O PSB e sua candidata escolhida pelo governador, Estelizabel Bezerra, ficaram em terceiro, fora da disputa.

Na campanha, Cartaxo definiu 13 compromissos de governo. Prometeu, entre outras coisas, construir 13 mil casas populares com creche e escola e treinar a guarda municipal para o uso de armas.

O petista adotou como símbolo o “L” feito com o indicador e o polegar, em alusão ao seu primeiro nome, Luciano. O sinal foi usado por Lula em 2002, quando foi eleito presidente pela primeira vez.

O ex-presidente participou de um comício do petista na periferia da cidade, cinco dias antes do segundo turno.

CAMPINA GRANDE

Em Campina Grande (a 120 km de João Pessoa), segunda maior cidade da Paraíba, a situação foi inversa: os tucanos, com o apoio do PSB, venceram a eleição, que foi marcada por um racha no PT.

O prefeito eleito é o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), 46, apoiado pelo senador tucano Cássio Cunha Lima (PB). Ele obteve 59,14% dos votos. Tatiana Medeiros (PMDB), apoiada pelo PT, conquistou 40,86%.

No primeiro turno, os petistas tentaram se aliar à candidata do PP, Daniella Ribeiro, irmã do ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, e chegaram a indicar o candidato a vice, Perón Japiassu.

Daniella ainda exibiu na campanha um vídeo de apoio gravado por Lula, mas foi obrigada a retirá-lo do ar porque o PT municipal lançou candidato, contrariando decisão estadual do partido.

Com a confusão, o petista Alexandre Almeida obteve apenas 1,17% dos votos válidos no primeiro turno. A irmã do ministro ficou em terceiro, fora da disputa. O tucano venceu, com 44,94%.

Jornal de Floripa

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress