sábado, maio 4, 2024
spot_img
HomePoliticaVoto útil‘ tucano faz Marina disparar em São Paulo

Voto útil‘ tucano faz Marina disparar em São Paulo

Eleitor paulista, que vota maioritariamente no PSDB (governador Geraldo Alckmin marcou 47% no mesmo Ibope), comprou a tese de que Marina Silva é o melhor instrumento para tirar o PT do poder; resultado: ela avançou ainda mais, enquanto o tucano Aécio Neves desidratou e se viu forçado a convocar uma coletiva para desmentir boatos de desistência; eis os números Ibope no maior colégio eleitoral do País: 39% para Marina Silva, que subiu quatro pontos em relação ao último levantamento, 23% para a presidente Dilma Rousseff, estável, e 17% para Aécio, com queda de dois pontos; tendência irreversível?

247 – No maior eleitorado do País, a candidata Marina Silva conseguiu nesta terça-feira 2, na pesquisa Ibope sobre os humores no Estado de São Paulo, mais um percentual expressivo para sua coleção de bons resultados desde que se tornou candidata.

Com 39% das intenções de voto, Marina deixou para trás, com larga margem, a presidente Dilma Rousseff, que marcou 23%, e o tucano Aécio Neves. Mesmo apoiado pelo governador Geraldo Alckmin que, no entanto, tem um vice do PSB, o senador mineiro ficou com 17%.

Em comparação com aferição anteriores, realizada pelo Ibope em São Paulo entre os dias 23 e 28 de agosto, Marina conquistou quatro pontos percentuais, enquanto Aécio perdeu dois pontos. Dilma manteve-se inalterada na marca dos 23%.

Em São Paulo, o primeiro político do PSDB a declarar que Marina pode ser apoiada pelo partido no segundo turno foi o ex-presidente Fernando Henrique. Em seguida, o colunista da Globo News Diogo Mainardi lançou, em complemento, a tese de que o melhor é votar em Marina já no primeiro turno, mesmo que seja para fazer oposição a ela a partir do dia seguinte ao voto.

Conhecida como doutrina FHC-Mainardi, essa linha de atuação estabelece que o mais importante em jogo nesta eleição presidencial e tirar o PT do poder. Em São Paulo, mesmo ao custo do sacrifício da candidatura de Aécio, que amarga, em queda, o terceiro lugar agora, a tese está em pleno desenvolvimento.

RIO

No Rio de Janeiro, a presidente Dilma perdeu a liderança. Ela caiu 6 pontos (de 38% para 32%), sendo ultrapassada por Marina, que agora tem 38% (subiu 8 pontos). Aécio se manteve com 11%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00491/2014.

Pedro Marinho

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress