O projeto de lei, de autoria da vereadora Raissa Lacerda (PSD), que instituía em João Pessoa o Sistema Municipal de Coleta Móvel de Sangue, já foi sancionado este ano pelo prefeito Luciano Agra (PSB) e se tornou lei. Seu objetivo é incentivar a coleta, a fim de aumentar o número de doadores, e consequentemente o estoque de sangue nos hemocentros.
De acordo com o projeto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai disponibilizar carros ao hemocentro, que levarão o doador, previamente cadastrado, até o local da doação sanguínea. Para a diretora geral do Hemocentro-PB, Sandra Sobreira, uma das principais causas da falta de doadores é a locomoção até o hemocentro. “Precisamos de incentivo para a doação, por isso a realização de várias campanhas educativas na imprensa. Posta a em prática, a lei será outro auxílio”, diz.
Contudo, apesar dos constantes apelos para incentivar a doação de sangue o número de doadores se mantém estável. “Como solução ao problema de deslocamento, alguns estados, como o Rio de Janeiro, criaram serviços de coleta móvel de sangue. Uma ideia copiada de outros países que agora também vai alcançar bons resultados em João Pessoa”, aponta a vereadora Raissa Lacerda. PBagora.