O Hospital Napoleão Laureano (HNL), da Fundação Laureano, se tornará, em breve, o primeiro e único da Paraíba apto a realizar transplante de medula óssea para o tratamento do câncer. A novidade foi anunciada pelo diretor geral da instituição, o médico João Simões, nesta sexta-feira (1), durante palestra comemorativa pelos 51 anos de fundação do Hospital. O primeiro procedimento cirúrgico do tipo deverá ocorrer já no segundo semestre deste ano.
“A implantação deste tipo de transplante é um grande avanço para o tratamento da leucemia na Paraíba. O Hospital Laureano chega aos 51 anos investindo em tecnologia e qualidade para melhor atender aos portadores do câncer que buscam tratamento na instituição”, disse João Simões.
A direção do Hospital ainda anunciou a modernização do setor de radioterapia. Novos equipamentos estão sendo instalados na estrutura do HNL, a exemplo de um arco cirúrgico, na sala de cirurgia; a máquina Gama Câmara, para exames de medicina nuclear, a exemplo da Cintilografia; e de um aparelho de última geração, no laboratório de Anatomia Patológica, necessário para o exame Imuno-histoquímica, que estuda o comportamento dos tumores e ajuda a equipe médica a identificar o tipo de quimioterapia ideal para o tratamento específico daquele tumor.
“Esse novo sistema de planejamento para o serviço de radioterapia possibilitará o tratamento do câncer através de um sistema tridimensional, gerenciado por equipamentos modernos, inovadores, que possibilitarão um diagnóstico da doença mais eficaz e com qualidade”, comentou João Simões.
Secom-PB