segunda-feira, dezembro 2, 2024
spot_img
HomeSaúde e AlimentaçãoKawasaki: mutação do norovírus aumenta em 41% internações por diarreia

Kawasaki: mutação do norovírus aumenta em 41% internações por diarreia

A Agência Sanitária dos Reino Unido (UKHSA) publicou nesta sexta-feira (1º/11) um relatório apontando que a causa do aumento de infecções por norovírus no país se deve à presença de uma variante do patógeno, a Kawasaki. A cepa levou a um aumento de 41% nas internações hospitalares por diarreia grave no país nas últimas duas semanas.

A maioria dos internados tinha 65 anos ou mais e nenhum deles morreu, mas muitos estão internados há semanas com casos de desidratação e desnutrição.

O norovírus é um dos responsáveis pelas famosas “viroses”. Ele causa uma gastroenterite grave, levando a crises de vômito, dores abdominais, diarreias intensas e febre alta que aparecem até dois dias após o contato com o vírus. A transmissão ocorre tanto pelo consumo de alimentos contaminados como pelo contato com pessoas infectadas.

Surto de diarreia na Inglaterra

Embora a variante Kawasaki já seja conhecida desde 2014, é a primeira vez que ela se torna dominante na dispersão do norovírus na Inglaterra. O país registrou 2,4 mil casos entre janeiro e outubro de 2024. No mesmo período do ano passado foram 990 casos.

Conforme a Europa se prepara para o inverno, os médicos ingleses se preocupam que o aumento de pessoas com norovírus leve à uma lotação dos hospitais justo no período em que as doenças respiratórias também se multiplicam.

“Estamos entrando na temporada de inverno com níveis de norovírus mais altos do que o normal e a tendência é que os casos sigam crescendo nas próximas semanas”, afirmou a vice-diretora de infecções gastrointestinais da UKHSA, Gauri Godbole, à imprensa local.

“Quem tiver diarreias ou vômitos não deve voltar ao convívio social até 48h após o fim dos sintomas para evitar o aumento dos casos. Para quem quer evitar o contágio, é preciso cuidar da alimentação e lavar as mãos: só o álcool em gel não mata este vírus. Para quem já foi contaminado, não existe tratamento específico, então a recomendação é seguir se hidratando”, completou a vice-diretora.

Kawasaki se torna dominante no mundo

Os cientistas avaliam que a Kawasaki está se tornando dominante em todo o mundo, com maior frequência inclusive no Brasil: em 2023, Florianópolis viveu uma explosão de casos de norovírus que pode estar conectada com a expansão da variante, mas as pesquisas nesta direção não tiveram resultados conclusivos.

Estados Unidos, França e Japão são alguns dos outros países onde a variante parece estar causando surtos mais frequentes.

Metrópoles

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress