sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
HomeSaúde e AlimentaçãoNAD+: o que é e como funciona suplemento que promete rejuvenescer

NAD+: o que é e como funciona suplemento que promete rejuvenescer

O dinucleotídeo de nicotinamida adenina (NAD+) é um suplemento que promete aumentar a energia, fortalecer o sistema imunológico e retardar o envelhecimento.

O NAD+ age favorecendo os níveis de NAD no corpo, a sigla designa uma coenzima produzida pelo fígado que determina uma série de processos metabólicos importantes a nível celular.

Comercializado em cápsulas, o NAD+ promete melhorar o metabolismo energético do corpo, age na respiração celular para que os processos físico-químicos ligados a conversão de alimento e energia sejam mais efetivos.

“Com o envelhecimento, a produção de NAD diminui, o que aumenta a possibilidade de doenças e inflamações. A ideia de suplementar o NAD surgiu justamente para reverter esse efeito”, explica o nutricionista funcional Diogo Cirico, da Growth Suplementos.

Um dos efeitos anti-envelhecimento do NAD é que ele retarda o relógio genético dentro de cada célula. Este relógio determina quando a velhice chega e envolve o comprimento dos telômeros, os segmentos finais do DNA.

Quanto mais curtos ficam os telômeros, mais afetada fica a expressão genética. O resultado é o envelhecimento celular. O NAD+ é um dos principais compostos que combatem o encurtamento dos telômeros.

Suplementar NAD+ funciona?

Entretanto, o suplemento não deve ser visto como pílula rejuvenescedora, alerta Diogo Cirico. Segundo ele, os resultados que comprovam as vantagens de suplementar foram realizados em grupos pequenos.

“Todos os trabalhos de pesquisa que mostraram algum benefício com essa suplementação foram limitados, restritos a grupos pequenos de pessoas, então ainda são necessários mais estudos científicos”, aponta.

Segundo o especialista, o verdadeiro elixir da juventude está na manutenção de uma rotina saudável: alimentação planejada, prática de atividades físicas, regulação do estresse físico e emocional e boas noites de sono. Além disso, é necessário evitar vícios como o tabagismo e o alcoolismo.

Metrópoles

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular