sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
HomeSaúde e AlimentaçãoOra-pro-nóbis: veja fotos e aprenda a identificar a planta nutritiva

Ora-pro-nóbis: veja fotos e aprenda a identificar a planta nutritiva

A ora-pro-nóbis é a planta da moda. Comfolhas ricas em proteínas, com de 17 a 29% do macronutriente, além de fibras e vitamina C, a planta nasce naturalmente nas regiões Centro-Sul do Brasil.
Entretanto, para quem conhece pouco de vegetação, pode ser um desafio saber se existe algum pé da super planta perto de casa. As folhas verdes escuras têm uma aparência comum, então é preciso estar atento às outras características morfológicas para reconhecê-la.

Como identificar a ora-pro-nóbis?

“A ora-pro-nóbis é perene, ou seja, dura muitos anos e tem um crescimento de trepadeira, parecido com a samambaia, por exemplo. Para desenvolver sua altura máxima, que chega a até 10 metros, os ramos dela precisam de apoios — sem eles, a planta acaba ficando dispersa no chão, como uma moita”, explica o engenheiro agrônomo Victor Pereira, de Brasília. 

Duas características principais ajudam a reconhecer a planta. A presença de agrupamentos de espinhos em seus ramos é uma delas. A outra é que suas folhas apresentam uma baba, conhecida como mucilagem, assim como o quiabo. Essa baba aparece nas folhas frescas, quando rompidas, e não é tóxica ou alergênica — por isso, esmagar a folha com as mãos pode ser um bom tira-teima.

As flores da planta em geral são brancas, com miolo alaranjado e odor agradável (a ora-pro-nóbis é uma das plantas preferidas das abelhas). Seus frutos são esferas pequenas, verdes quando jovens e alaranjados quando maduros. Neles estão as sementes, bastante rígidas e escuras.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular