Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registradas, no Brasil, mais de 551 mil mortes por doenças hipertensivas entre os anos de 2010 e 2020. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2019, em torno de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tinham pressão alta. Para quem busca controlar a condição, uma nutricionista sugeriu consumir um determinado tipo de vegetais.
Em um artigo publicado no portal EatingWell, a nutricionista estadunidense Deborah Murphy sustentou que diminuir a pressão arterial vai além de limitar o consumo de sal. De acordo com a especialista, “um vegetal em particular é uma estrela em destaque” por ser um bom aliado contra a hipertensão. No caso, são aqueles com as folhas verde-escuras.
Murphy se baseou em uma meta-análise (método que agrega os dados de dois os mais estudos) publicada no jornal acadêmico Nutrients. A pesquisa científica averiguou o impacto positivo de três minerais na pressão arterial. São eles, o potássio, o cálcio e o magnésio. O trio está presente em quantidades significativas nos vegetais de folhas verde-escuras.
“O magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, aumentando os níveis de óxido nítrico, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. E o cálcio pode influenciar a pressão arterial por meio de suas ações nas células musculares lisas que revestem as paredes das artérias”, escreveu a nutricionista.
Em relação ao potássio, Deborah Murphy explicou que o mineral ajuda o corpo a eliminar o excesso de sódio pela urina. Esse processo tende a diminuir a retenção de água e o volume sanguíneo e, consequentemente, resulta na diminuição da pressão arterial. Os vegetais de folhas verde-escuras também trazem nitrato na composição.
A especialista pontuou que o nitrato passa por uma conversão no organismo e se torna o óxido nitroso. A substância atua como “mensageiro” por avisar aos vasos sanguíneos para relaxarem e dilatarem. “Assim, reduzirem a pressão arterial”, esclareceu.
A nutricionista aconselhou comer “pelo menos uma porção diária” de algum vegetal com folha verde-escura, isto é, espinafre, acelga, rúcula e couve. “A quantia equivale a uma xícara dessas verduras cruas ou meia xícara de verduras cozidas”. A especialista aconselhou adicionar os alimentos em sopas e saladas para aumentar a ingestão diária.