sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
Home Blog

Fome atingiu 3,2 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE

0

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (25) aponta que a fome esteve presente em 3,2 milhões de residências brasileiras no ano passado. O dado integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Segurança Alimentar 2023.

Esse número de domicílios passou por privação de alimentos, algumas vezes, durante o período analisado no estudo, entre os meses de outubro a dezembro.

Nesses casos, a escassez afetou não só os adultos, mas as crianças e adolescentes residentes nos lares atingidos pela fome. Essa situação é definida como insegurança alimentar grave.

Em 2023, 72,4% dos mais de 78 milhões de domicílios brasileiros mapeados pelo IBGE encontravam-se em situação de segurança alimentar e 27,6% possuíam algum grau de insegurança. Já a insegurança alimentar grave foi notada em 4,1% do total de lares. Porcentagem inferior a observada cinco anos antes, mas ainda maior que a obtida no estudo de 2013.

2023

  • 72,4% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 27,6% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 4,1% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

2018

  • 63,3% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 36,7% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 4,6% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

2013

  • 77,4% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 22,6% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 3,2% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

Esta é a quinta vez que a pesquisa sobre insegurança alimentar é realizada com a mesma metodologia pelo IBGE, mas pela primeira vez foi incluída na PNAD.

“O tema já foi investigado pelo Instituto anteriormente, nas edições de 2004, 2009 e 2013 da antiga PNAD e na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018, sempre utilizando a escala EBIA. Assim, embora não sejam diretamente comparáveis, por se tratarem de pesquisas diferentes, o IBGE vem mantendo um padrão quinquenal para essa investigação, permitindo traçar a trajetória de enfrentamento da fome no país”, explicou o instituto em comunicado.

Norte e Nordeste são as regiões mais afetadas

No último trimestre de 2023, aproximadamente um quarto dos domicílios das regiões Norte e Nordeste do Brasil estavam em situação de insegurança alimentar leve. Nestes casos, os moradores vivem sob a preocupação ou incerteza quanto ao acesso a alimentos e acabam adotando estratégias que acabam comprometendo a qualidade da dieta e a chamada sustentabilidade alimentar da família.

As proporções de insegurança alimentar grave observadas nessas áreas ficaram acima do registrado no restante do país no mesmo período.

Proporção de domicílios com insegurança alimentar grave em 2023 por região:
Norte: 7,7% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave
Nordeste: 6,2% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave
Centro-Oeste: 3,6% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave
Sudeste: 2,9% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave
Sul: 2% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

Características dos domicílios com insegurança alimentar grave em 2023:
O levantamento do IBGE mostra que características da pessoa responsável pelo domicílio podem contribuir para os dados de segurança alimentar. No período analisado, 51,7% dos lares era chefiado por mulheres e 48,3% por homens.

Em contrapartida, situações de insegurança alimentar, independentemente do grau, foram observadas em 59,4% dos domicílios liderados por mulheres, valor 18,8 pontos percentuais maior em comparação com residências comandadas por homens, com proporção de 40,6%.

O recorte por cor ou raça também traz variações. No Brasil, em 2023, 42% dos responsáveis pelos domicílios eram brancos, 12% pretos e 44,7% pardos.

Entretanto, dos lares em situação de insegurança alimentar, 29% eram liderados por pessoas pretas, 15,2% brancas e 54,4% pardas.

Nos casos de insegurança alimentar grave a proporção de residências com responsável de cor ou raça parda atinge 58,1%, mais que o dobro do que era observado nas casas lideradas por pessoas brancas, de 23,4%.

FonteCNN Brasil

Projeto que qualifica e insere mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho é aprovado

0

Foi aprovado nessa quarta-feira (24), o projeto de Lei 707/2023, de autoria da deputada Danielle do Vale, que cria a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional no Estado. O programa dará preferência de vagas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A parlamentar afirma que o objetivo do projeto é promover a independência financeira e a inclusão social das mulheres, oferecendo-lhes acesso gratuito a cursos profissionalizantes que correspondam aos seus interesses e habilidades, conforme avaliação de equipes multidisciplinares.

De acordo com a proposta, os cursos de qualificação técnica e profissional oferecidos pelo governo estadual devem priorizar especialmente às mulheres que estão sob medidas protetivas.

Portal Correio

Se liga cidadão: Você só tem até 8 de maio para tirar o título de eleitor

0

Prazo para tirar ou regularizar o documento, pedir transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais está acabando

Bandidos explodem cofre de posto de gasolina em Puxinanã

0

Um grupo de criminosos explodiu um cofre de um posto de combustíveis em Puxinanã, Região Metropolitana de Campina Grande. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25).

De acordo com a Polícia Militar, cerca de seis bandidos realizaram a ação que causou danos à estrutura do posto. O proprietário do local informou que todo o dinheiro foi roubado.

Buscas estão sendo realizadas para localizar os bandidos que fugiram logo após o cometer o crime.

Portal Correio

Ex-assessor de Cabo Gilberto é preso pela Polícia Federal, após descumprir medidas impostas por Alexandre de Moraes

0

Polícia Federal prendeu Anderson Novais por descumprir medida cautelar determinada pelo Ministro Alexandre de Morais Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) em João Pessoa. Anderson Novais é ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto (PL). Ele foi levado para sede da Superintendência da Polícia Federal, na capital paraibana.

Como verificado pelo ClickPB, O ex-assessor do deputado Cabo Gilberto, Anderson Novais, foi preso no ano passado por suspeita de envolvimento nos atos terrorista em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Logo depois, Anderson Novais foi posto em liberdade, mas com a condição de cumprir medidas cautelares, além do uso de tornozeleira eletrônica.

O portal ClickPB, entrou em contato com a Polícia Federal, no entanto, não foi informado qual medida cautelar Anderson Novais descumpriu para ser preso.

 

ClickPB

Juiz nega revogação da prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

0

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu por manter a prisão de Jannyne Dantas Miranda, ex-diretora do Hospital Padre Zé acusada de participar de um esquema milionário de corrupção encabeçado pelo padre Egídio de Carvalho.

Conforme apurou o ClickPB, a decisão é assinada pelo juiz de direito José Guedes Cavalcanti Neto, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa.

Relembre: Caso Padre Zé: defesa solicita prisão domiciliar para ex-diretora após decisão que beneficiou padre Egídio

A defesa de Jannyne Dantas pediu a reavaliação da prisão após a Justiça converter em prisão domiciliar a detenção do padre Egídio.

Segundo os advogados alegavam, Jannyne é acusada em suposta fraude envolvendo um carro e não sobre os desvios de recursos e, em sendo assim, ela não oferece, de acordo com eles, riscos à investigação.

No pedido, um dos pontos-chave também eram os “indícios de que a audiência de instrução, aprazada para o dia 20 de maio, não ocorra”, devido ao quadro de saúde do Padre Egídio de Carvalho.

No entanto, para o juiz José Guedes Cavalcanti Neto “a situação dos réus que estão em prisão domiciliar decorre de hipótese legal específica, inclusive personalíssima, não havendo, por óbvio, como ser estendida à requerente”.

Ainda de acordo com o magistrado, “o argumento de que o réu Egídio de Carvalho não poderá participar da audiência já designada por questões de saúde é uma suposição da defesa, que não se presta a ensejar a revogação da prisão por excesso de prazo”.

Sobre um eventual ‘excesso de prazo’ da prisão preventiva, foi pontuado pelo juiz que “o feito guarda complexidade, tem diversas medidas cautelares, advogados distintos, vários pedidos formulados, pleitos de restabelecimento de prazos, aspectos que justificam eventual prazo elastecido para o término da instrução”.

A reportagem observou que o conteúdo foi assinado ontem (24) e publicado no sistema do Tribunal de Justiça na manhã desta quinta-feira (25) (veja no fim da matéria).

Caso Padre Zé: Jannyne foi presa ano passado

O caso Padre Zé estourou em 2023. Em novembro do ano passado, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Paraíba (Gaeco) cumpriu mandados de prisões contra o padre Egídio de Carvalho, ex-diretor do Hospital Padre Zé, a ex-diretora financeira Jannyne Dantas e a ex-tesoureira Amanda Duarte, todos acusados de desvios de recursos públicos e doações.

A decisão das prisões, do desembargador Ricardo Vital do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi tomada após recurso impetrado pelo Ministério Público da Paraíba.

LEIA MAIS: Ministro do STJ nega habeas corpus e mantém ex-diretora do Hospital Padre Zé na prisão

A operação foi fruto de uma força-tarefa composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado da Paraíba, Polícia Civil, Receita Estadual, Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas.

| DETALHES DA NEGATIVA AO PEDIDO DE PRISÃO DOMICILIAR:

Leia mais sobre o escândalo de corrupção envolvendo a gestão do Padre Egídio no Hospital Padre Zé:

 

 

ClickPB

Insegurança alimentar: fome atingiu 3,2 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE

0

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (25) aponta que a fome esteve presente em 3,2 milhões de residências brasileiras no ano passado. O dado integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Segurança Alimentar 2023.

Esse número de domicílios passou por privação de alimentos, algumas vezes, durante o período analisado no estudo, entre os meses de outubro a dezembro.

Nesses casos, a escassez afetou não só os adultos, mas as crianças e adolescentes residentes nos lares atingidos pela fome. Essa situação é definida como insegurança alimentar grave.

Em 2023, 72,4% dos mais de 78 milhões de domicílios brasileiros mapeados pelo IBGE encontravam-se em situação de segurança alimentar e 27,6% possuíam algum grau de insegurança. Já a insegurança alimentar grave foi notada em 4,1% do total de lares. Porcentagem inferior a observada cinco anos antes, mas ainda maior que a obtida no estudo de 2013.

2023

  • 72,4% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 27,6% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 4,1% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

2018

  • 63,3% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 36,7% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 4,6% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

2013

  • 77,4% dos domicílios possuíam segurança alimentar
  • 22,6% dos domicílios possuíam algum grau de insegurança alimentar
  • 3,2% dos domicílios possuíam insegurança alimentar grave

Esta é a quinta vez que a pesquisa sobre insegurança alimentar é realizada com a mesma metodologia pelo IBGE, mas pela primeira vez foi incluída na PNAD.

ALEXANDRE DE MORAES ARQUIVA INVESTIGAÇÃO SOBRE ASILO DE BOLSONARO NA EMBAIXADA DA HUNGRIA

0

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu arquivar a ação que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro buscava asilo político ao passar dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília. Segundo Moraes, não há elementos concretos que indiquem essa intenção por parte de Bolsonaro, que teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal dias antes.

A ida do político filiado ao PL para a embaixada húngara ocorreu após a apreensão de seu passaporte em uma operação que o investiga por supostamente planejar um golpe de Estado após as eleições de 2022. O caso veio à tona através de uma reportagem do jornal “The New York Times”. O magistrado ressaltou que as missões diplomáticas não são consideradas extensão de território estrangeiro, o que descarta a possibilidade de violação das medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

Fonte: Jovem Pan

MEC elabora plano de ação para implementar 100 novos institutos federais

0
Órgãos estão em diálogo com prefeituras para definir local em que campi serão construídos e processo de doação dos terrenos à União

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

0
Proposta prevê alíquota média do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 26,5%, podendo variar entre 25,7% e 27,3%
plugins premium WordPress