A Prefeitura Municipal de Riachão do Bacamarte anunciou o início do cadastramento para o Programa Municipal de Corte de Terras 2026. A ação é coordenada pela Secretaria de Agricultura e tem como objetivo atender os agricultores do município interessados em preparar o solo para o plantio.
Lucas Ribeiro assume Governo da Paraíba interinamente
Na manhã deste sábado (21), o governador João Azevêdo transmitiu o cargo para o vice-governador Lucas Ribeiro. A mudança ocorre devido à viagem oficial do chefe do Executivo paraibano à Europa, programada para o período de 22 de fevereiro a 1º de março.
Durante esse intervalo, Lucas Ribeiro assume o comando do Estado com foco na continuidade das entregas e obras em andamento.
Tecnologia e Novo Hotel 5 Estrelas em João Pessoa
A agenda de João Azevêdo inclui passagens estratégicas por Barcelona (Espanha) e Lisboa (Portugal). Na Espanha, o governador deve oficializar a instalação de um hotel 5 estrelas da rede Vila Galé no Centro Histórico de João Pessoa, um passo decisivo para a revitalização da área.
Além do turismo, o foco está no Polo de Tecnologia do Sertão. “Esse complexo científico é um grande projeto que vai mudar a região, integrando o radiotelescópio Bingo, a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia de Cajazeiras e o Vale dos Dinossauros”, destacou Azevêdo.
Paraíba em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa
Em solo português, a comitiva paraibana participará da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), uma das maiores feiras do setor no mundo. A Paraíba contará com um estande exclusivo para atrair investimentos e visitantes internacionais.
Outro marco da viagem será a inauguração da Sala Paraíba no complexo Muda Portugal. O espaço funcionará como um hub de tecnologia para apoiar empresas paraibanas que buscam expandir suas operações para o mercado europeu.
Ritmo de entregas no Estado
Ao assumir o posto pela sexta vez, o governador interino Lucas Ribeiro reforçou o compromisso com a continuidade administrativa. Ele destacou que a agenda da semana será intensa, com vistorias e inaugurações de obras em diversos municípios.
“O ritmo continua o mesmo, com foco total em resultados para o cidadão. A Paraíba é o estado que mais cresce no Nordeste e vamos garantir que esse desenvolvimento não pare”, afirmou Ribeiro durante o ato de transmissão.
ClickPB
Homem que explorava sexualmente um adolescente é preso no DF
Um homem foi preso em flagrante, dentro de um hotel da região central de Taguatinga, por explorar sexualmente um adolescente de 15 anos. A prisão ocorreu na tarde dessa sexta-feira (20/2).
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), uma equipe do 2º BPM tomou conhecimento de que a vítima estaria sendo explorada pelo homem.
Os militares deslocaram-se até o estabelecimento no Setor C Norte e, durante a abordagem, o autor foi identificado, sendo constatado que o mesmo tinha diversos registros criminais anteriores.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), onde foi autuado em flagrante. Segundo a Polícia Civil (PCDF), ele tinha ciência da idade da vítima.
O homem deve responder pelo Artigo 218-B do Código Penal e, se condenado, pode pegar até 10 anos de prisão.
Lançada nova edição do PB World Beach Games 2026 que começa dia 25
O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro Paulo Pontes, o Paraíba World Beach Games 2026, possibilitando que João Pessoa seja pelo terceiro ano consecutivo a capital brasileira dos esportes de praia. O evento acontecerá no período de 25 de fevereiro a 2 de abril, na arena armada entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, consolidando-se como um dos maiores eventos multiesportivos de praia do país.
Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou que o Governo da Paraíba sabe o retorno que o PWBG traz para a economia com a geração de cerca de 2 mil empregos, 30 mil diárias em hotéis e a presença de mais de 10 mil atletas e comissão técnica que movimentam toda cadeia do turismo. “E isso é feito de forma planejada, pois esse dinheiro circula aqui na Capital. O impacto não é só aquilo que o jogo traz: a disputa, a alegria, a participação da população, mas traz um legado extremamente importante na economia”.
João Azevêdo agradeceu à Federação Internacional e Nacional de Vôlei pela mudança nos seus calendários devido a fatores como o período eleitoral para realização deste que será o último PWBG dele como governador.
Durante o evento, será realizada uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia uma etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei, além dos campeonatos nacionais de outras modalidades, a exemplo do Futevôlei, futebol de areia e handebol. E ainda Campeonato Brasileiro de Vela e a Aquarece com competições em piscina no mar.
O secretário de Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, ressaltou que serão 35 dias desse grande evento nas praias de Tambaú e de Cabo Branco e que vem com algumas novidades esse ano, que é o Circuito Brasileiro de Vela, inédito na Paraíba; e o Beach Soccer com a participação de países estrangeiros.
Lindolfo adiantou que a expectativa é que sejam injetados mais de R$ 40 milhões na economia do Estado da Paraíba durante os 35 dias de evento. “No ano passado foram 125 mil pessoas que serviram na Arena e este ano nós temos uma expectativa ainda maior e que as pessoas possam comparecer, torcer e vibrar com atletas nacionais e internacionais”.
Para o presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Carlos Fernandes, conhecido como Cascatinha, mais uma vez a Paraíba sediará uma etapa da maior competição de vôlei de praia mundial com a presenças das melhores duplas do mundo e a transmissão pela mídia esportiva de vários países. “Isso coloca João Pessoa como vitrine mundial e isso faz com que nossos jovens e os demais que gostam do esporte passem a ver o voleibol e também queiram praticar fortalecendo a nossa base”, explicou.
A arena esportiva contará com 3.300 lugares numa programação diversificada, reunindo atletas de alto rendimento, federações, entidades esportivas e o público em geral. Ao longo do evento, diversas modalidades irão ocupar e movimentar o espaço que contará com 5 quadras multiuso, promovendo inclusão, diversidade esportiva e entretenimento para todas as idades.
Participaram da solenidade de lançamento do PWBG o secretário executivo do Esporte, Harlen Vilarim; o secretário executivo de Juventude, Pedro Matias; os deputados estaduais Dudu Soares e Michel Henrique, os vereadores Zezinho do Botafogo e Tarcísio Jardim, os produtores do PWBG, Rodrigo Nunes e Vitor Hugo; e o atleta olímpico Bruno Carlos.
As modalidades e competições previstas para o Paraíba World Beach Games 2026 incluem:
Futevôlei – TAFC
Vôlei de praia – CBV (Circuito Brasileiro e Elite 16)
Beach Soccer – Pré-libertadores e copa das nações
Aquarace – piscina no mar
Vela – CBVELA (Campeonato Brasileiro de Vela)
Handebol de praia – CBHB (Copa do Brasil)
Frescobol – Asfret (Associação de Frescobol de Tambaú)
Jogos da OAB – OAB/Paraíba
Câmbio – Câmbio/PB
Futebol americano – JP Spectros
Parlmento PB
Chega de poeira e lama: comunidade Quilombola do Grilo prestes a ficar com 100% das vias pavimentadas
A comunidade Quilombola do Grilo de Baixo, no distrito de Serra Rajada, em Riachão do Bacamarte, está recebendo uma importante obra de pavimentação que marca mais um avanço na infraestrutura da zona rural do município.
Gás do Povo: Caixa começa a liberar recarga do botijão a partir da próxima segunda
Recarga, que é gratuita, poderá ser realizada pelo responsável familiar diretamente nas revendedoras que aderiram ao programa.
A partir da próxima segunda-feira (23), a Caixa Econômica Federal começa a disponibilizar o vale-recarga de gás de cozinha para beneficiários do Programa Gás do Povo. A terceira etapa da política deve contemplar 4,5 milhões de famílias e a expectativa é de que, até março de 2026, o número chegue a 15 milhões, incluindo aquelas que migraram do Auxílio Gás dos Brasileiros.
A recarga, que é gratuita, poderá ser realizada pelo responsável familiar diretamente nas revendedoras que aderiram ao programa. O beneficiário deverá validar a recarga eletronicamente na azulzinha (maquininha de cartões), por uma das seguintes formas:
Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado na Caixa.
A operacionalização do programa é feita pela Caixa, que também disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás desde 23 de outubro de 2025.
As empresas interessadas em participar, devem estar cadastradas na ANP, em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta-corrente PJ na Caixa e utilizar a “azulzinha” como meio de pagamento.
A ideia do programa é oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas.
Quem pode participar
Para participar, a família deve ter renda de até meio salário-mínimo por pessoa e ter seu Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.
Além disso, é necessário que o CPF do responsável familiar esteja regularizado na Receita Federal, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito do(a) Responsável Familiar.
O Programa prioriza famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas com duas ou mais pessoas em sua composição.
Fonte: Portal Correio
Inmet emite alerta de chuvas para mais de 100 cidades da Paraíba; veja lista
Alerta amarelo foi emitido para 110 cidades. Já o alerta laranja inclui quatro cidades do Sertão paraibano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para 114 cidades da Paraíba. Os alertas foram emitidos nesta sexta-feira (20) e são válidos até as 23h59 deste sábado (21).
O alerta amarelo foi emitido para 110 cidades, que devem registrar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta laranja incluiu quatro municípios. Nesses locais deve, ser registradas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). O risco de corte de energia elétrica é maior, assim como a queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja lista de cidades em alerta amarelo:
Água Branca
Aguiar
Amparo
Aparecida
Areia de Baraúnas
Assunção
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Areia
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Camalaú
Caraúbas
Carrapateira
Catingueira
Catolé do Rocha
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Junco do Seridó
Juru
Lagoa
Lastro
Livramento
Mãe d’Água
Malta
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Maturéia
Monte Horebe
Monteiro
Nazarezinho
Nova Olinda
Olho d’Água
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Piancó
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Quixaba
Riacho dos Cavalos
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
Santa Teresinha
Santo André
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São João do Rio do Peixe
São João do Tigre
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Bonfim
São José do Brejo do Cruz
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São Mamede
São Sebastião do Umbuzeiro
Serra Branca
Serra Grande
Sousa
Sumé
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Várzea
Vieirópolis
Vista Serrana
Zabelê
Veja lista de cidades em alerta laranja:
Bom Jesus
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Santa Helena
Fonte: Portal Correio
Mau cheiro interrompe sessão na Câmara de Bayeux, vereadores trocam acusações e transmissão é cortada
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Bayeux, ocorrida ontem (19), foi interrompida após um forte odor tomar conta do plenário. O mau cheiro acalorou o embate entre os parlamentares e a transmissão da sessão pela internet foi interrompida.
O que se comenta nos bastidores é que o odor teria sido provocado por flatulência, o que intensificou o clima de hostilidade no ambiente.
O fato ocorreu durante o discurso da vereadora Eloah Felinto na tribuna. A presidente da Casa, vereadora Jays de Nita interrompeu a sessão após vários vereadores a deixarem o plenário. “Está prejudicando minha respiração”, justificou.
A sessão acabou sendo suspensa e vereadores da oposição chegaram a falar em “manobra” para parar a sessão.
Argentina: Milei quer reforma trabalhista aprovada em uma semana
Após a aprovação do polêmico projeto de reforma trabalhista na Argentina pela Câmara dos Deputados, o texto tem que voltar ao Senado para ser ratificado e se tornar lei. A base do presidente Javier Milei quer aprovar o projeto o mais rápido possível e convocou para esta sexta-feira (20/2), às 10h, uma sessão plenária das comissões de Trabalho e Seguridade Social do Senado.
O bloco governista no Senado, liderado poe Patricia Bullrich, convocou a reunião nessa quinta (19/2), antes mesmo de o projeto ser aprovado na Câmara, o que gerou críticas de parlamentares de oposição.
A sessão deve emitir um parecer sobre o texto do projeto – a partir disso, há um prazo de 7 dias para que o plenário do Senado vote a lei. O texto voltou à Casa pela alteração do artigo 44, que previa redução de remuneração durante licença médica.
Milei quer a lei aprovada antes de março
No dia 1° de março, o Congresso argentino inicia o período de sessões ordinárias. O presidente, tradicionalmente, discursa para a Câmara e o Senado na abertura do ano legislativo da Argentina.
A base governista tenta aprovar o projeto até o dia 27 deste mês, para que o presidente Javier Milei discurse ao Senado e à Câmara com a lei já aprovada.
Prefeitura de Serra Redonda abre inscrições para Programa de Corte de Terra
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, lançou o Programa de Corte de Terra, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura local e ao incentivo à produção rural.









