quarta-feira, dezembro 3, 2025
spot_imgspot_img
Home Blog

Braiscompany: Argentina autoriza extradição de Antônio Ais e Fabrícia para o Brasil

0
A Justiça da Argentina autorizou a extradição de Antônio Neto Ais e Fabrícia Farias, donos da Braiscompany, empresa de Campina Grande investigada sob suspeita de calote em clientes investidores em criptomoedas.

Secretário diz que Bica será reaberta em dez dias: “Leona vai estar lá”

0
Secretário disse que tem se reunido com órgãos ambientais e ligados aos zoológicos para tratar da situação do Parque da Bica após o ataque da leoa que matou Gerson de Melo Machado, de 19 anos. O caso aconteceu no último dia 30 após o jovem, que tinha transtornos mentais, invadir o recinto da leoa.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, disse que o Parque Arruda Câmara, a Bica, será reaberto nos próximos dez dias. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (3), Welison informou, ainda, que a leao Leona estará no parque.

“Acredito que, nos próximos dez dias, a gente já possa retomar as visitações. Amanhã receberemos uma visita da comissão de parlamentares que foi instituída. Estamos trabalhando com muita transparência, colocando à disposição da imprensa, da sociedade”, declarou o secretário de Meio Ambiente, como acompanhou o ClickPB.

Welison Silveira disse que tem se reunido com órgãos ambientais e ligados aos zoológicos para tratar da situação do Parque da Bica após o ataque da leoa que matou Gerson de Melo Machado, de 19 anos. O caso aconteceu no último domingo (30/11) após o jovem, que tinha transtornos mentais, invadir o recinto da leoa.

“Já tivemos com a Associação dos Zoológicos do Brasil, com o Conselho de Medicina Veterinária, terei uma audiência com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, aqui em Brasília, também com Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Sudema. Todos os órgãos que possam colaborar”, relatou o secretário.

A leoa e a Bica

Welison esclareceu que não é cogitado sacrifício ou transferência da leoa da Bica. Leona nasceu no zoológico de João Pessoa e tem sido cuidada por profissionais que conhecem há quase 20 anos.

“Não está sendo cogitado nem sacrifício e nem transferência da Leona. Pelo contrário, estamos tendo um trabalho intensivo dos nossos técnicos. Aqui eu quero aproveitar o espaço para homenageá-los, reconhecer esse trabalho profissional que é feito com tanta dedicação por esses profissionais da Bica”, destacou.

Ainda segundo o secretário, “quando a gente retomar [a Bica], Leona vai estar lá e os outros animais também. E que a gente possa reforçar a importância desses equipamentos.”

Welison criticou o uso do tema da leoa como ‘trampolim político’.

“Não é encaminhar para Santuário para buscar Pix, para buscar trampolim político que se resolve as coisas. Acho que é discutir com seriedade, trazer para o ponto de vista da gestão pública e a gente colaborar com a sociedade para isso”, pontuou.

Saiba mais sobre o caso

Amarok é tomada por assaltantes encapuzados na PB que liga Ingá à BR-230

0

Uma caminhonete Volkswagen Amarok, ano 2014 e placa OGE-3820, foi roubada por volta das 6h da manhã desta quarta-feira na PB que liga Ingá à BR-230, nas proximidades da cabeceira da ponte.

Gilmar determina que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF

0

O decano do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, deu liminar, nesta quarta-feira (3) para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Corte.

A decisão suspende trecho da lei de 1950 que previa a prerrogativa para qualquer cidadão brasileiro. O plenário vai se debruçar sobre o tema em julgamento virtual, entre os dias 12 e 19 de dezembro.

Gilmar também determina que a aprovação do processo pelo Senado Federal exija dois terços dos votos, e não mais maioria simples, como consta na legislação atual.

A liminar do decano impede, ainda, que o mérito de decisões judiciais proferidas por ministros do STF seja usado como argumento para denúncia de crime de responsabilidade.

De acordo com Gilmar, o impeachment “abusivo” pode se tornar um meio de intimidar e enfraquecer o Poder Judiciário, prejudicando a imparcialidade e a independência dos magistrados.

“Os juízes, temendo represálias, podem se ver pressionados a adotar posturas mais alinhadas aos interesses políticos momentâneos, em vez de garantirem a preservação dos direitos fundamentais.”

Quanto ao quórum para admissibilidade do impeachment no Senado, o decano afirma que a exigência de mera maioria simples é uma situação “esdrúxula” e incompatível com a Constituição.

“Em uma sessão aberta com 41 senadores, a abstenção de 30 poderia levar à admissibilidade e ao recebimento da denúncia contra membros do Judiciário pela votação de apenas onze”, exemplifica.

Homem é preso suspeito de matar mulher na ponte de Pilar

0

Um homem de 19 anos foi preso nesta terça-feira (2) em Bayeux, suspeito de matar uma jovem de 18 anos na ponte que liga as cidades de Pilar e Itabaiana, na Zona da Mata Paraibana.

O crime aconteceu no dia 20 de novembro, quando a jovem identificada como Paula Roberta foi morta a tiros após sair de casa informando que iria a um encontro com um ficante.

Segundo informações da polícia, a mulher se encontrou com o suspeito, com quem teve um relacionamento casual, para discutir a paternidade da filha, uma bebê de quatro meses. Investigações sugerem que o homem teria matado a mulher para não assumir a criança.

Além da bebê, Paula deixa outro filho, um menino de dois anos.

Portal Correio

Estação Ciência: Ministério Público dá 120 dias para Prefeitura de João Pessoa elaborar plano de uso

0

A Prefeitura Municipal de João Pessoa terá 120 dias para elaborar o plano de uso da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, regulamentando o tipo de evento que poderá ser realizado nesse equipamento público. Como observou o ClickPB, a medida foi definida, nesta terça-feira (02) durante audiência promovida pelo Ministério Público da Paraíba com representantes da PMJP.

Durante esse período, o município se comprometeu a continuar com a suspensão dos eventos. A audiência foi conduzida pelo 42º promotor de Justiça de João Pessoa, Edmilson de Campos Leite Filho, e integra o Inquérito Civil instaurado para apurar o uso irregular do equipamento cultural concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, integrante do Parque Cabo Branco, área classificada como zona de especial proteção ambiental, urbanística, paisagística e cultural.

Detalhes sobre a reunião sobre a Estação Ciência

Durante a audiência, os representantes do Município de João Pessoa apresentaram documentos e informaram sobre os procedimentos que são utilizados para cessão da Estação Cabo Branco para eventos públicos e privados. Também relataram que todos os eventos estão suspensos.

De acordo com o promotor Edmilson Campos, a finalidade do plano de uso é evitar que haja desvio de finalidade dos eventos realizados na Estação Cabo Branco.

“O objetivo é que os eventos ali realizados sejam mais restritos do que acontece hoje. Nesse plano, também o município atenderá todo o deslocamento das pessoas que acorrem ao equipamento e também todo o estudo sobre poluição sonora e sobre resíduos sólidos”.

Ainda conforme o promotor de Justiça, a previsão é de que o Município assine um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público.

“A partir daí, nós já designamos o 13 de março de 2026, às 9h30, para a uma nova audiência, onde provavelmente celebraremos um termo de ajustamento que será feito a várias mãos, para que se dê um uso melhor, um uso comunitário, pertinente, cultural, ao equipamento, que é para isso que ele se presta, evidentemente”.

O promotor Edmilson Campos ressaltou ainda que o MPPB vem desde 2024 com o inquérito civil acompanhando o que vem sendo feito no equipamento cultural. “O que queremos, na realidade, é dar um disciplinamento melhor para que eventos temáticos pertinentes ao local sejam realizados. Como se trata de um equipamento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em um local que é uma zona de proteção especial, ele deve ser protegido e ter o melhor uso necessário”, concluiu.

Como observou o ClickPB, estiveram na audiência o procurador-geral do Município de João Pessoa, Bruno Nóbrega; da secretária de Educação, América Castro; do secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira; o diretor da Estação Cabo Branco, Olié Martins, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

*Com informações do Ministério Público da Paraíba.

ClickPB

Jovem Marina Mayanne Gonçalves Veríssimo, de 19 anos, morre no IMIP, em Recife

0

Faleceu no Hospital IMIP, em Recife, a jovem Marina Mayanne Gonçalves Veríssimo, de 19 anos. Ela era filha de Marielson Veríssimo da Silva e Paula Francinette Gonçalves Veríssimo, moradores de Ingá.

Marina era neta de Maria Aparecida, conhecida como Cida, e de Nelson, proprietários da escola INSA, instituição tradicional do município. A jovem estava em Recife para um tratamento de saúde que necessitava de acompanhamento especializado.

O falecimento gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores de Ingá. O velório será realizado no Clube União Cultural Ingaense. O sepultamento ocorrerá às 17h no cemitério municipal de Ingá.

Festival TEIA movimenta Ingá com oficinas, cinema, circo e música nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. Siga a programação

0

O município de Ingá vive três dias de intensa programação cultural com a realização do Festival TEIA, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, levando oficinas, mostras de cinema, apresentações artísticas e shows gratuitos para diferentes pontos da cidade. As atividades acontecem no Bairro do Emboca, na Cruz do Emboca, na Escola Estadual Professor Rangel e na Praça Antenor Navarro.

Deputado João Gonçalves visita Ingá e anuncia início da operação tapa-buracos na PB-090

0

O deputado estadual João Gonçalves esteve em Ingá nesta terça-feira, 2 de dezembro, onde gravou um vídeo mostrando a situação crítica do asfalto na rua principal da cidade, especialmente no trecho que liga o Centro à saída para Itatuba. Durante a visita, o parlamentar anunciou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciará já nesta quarta-feira a operação tapa-buracos na PB-090.

Copa Itacoatingá de Baleado reúne equipes da Paraíba, Pernambuco e Bahia e movimenta Ingá em grande evento interestadual

0

A Segunda Edição da Copa Itacoatingá de Baleado tomou conta de Ingá neste último domingo, reunindo equipes locais, times de municípios paraibanos e representantes de Pernambuco e Bahia. A competição, realizada pela Associação Esportiva de Baleado Ingaense em parceria com a Prefeitura Municipal de Ingá, contou com o apoio de comerciantes locais, da Secretaria de Esportes da Paraíba e do vereador Chico de Alcides.