domingo, julho 13, 2025
spot_imgspot_img
Home Blog

Paraíba registra 3° maior crescimento do País no setor de serviços, revela IBGE

0

Pelo segundo mês consecutivo, a Paraíba registrou o 3º maior crescimento do País no setor de serviços em maio, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação. A atividade havia obtido a mesma colocação no indicador em abril.

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a Paraíba apresentou alta de 7,4% em maio, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, alcançando a terceira melhor colocação entre as 26 unidades da Federação e Distrito Federal. Os estados de Roraima (12,3%) e Maranhão (9,5%), ao lado da Paraíba, tiveram os maiores crescimentos, enquanto o País registrou alta de 3,6%.

No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba cresceu 6,6%, quarta maior taxa do País, bem acima da média nacional (2,5%). Tocantins (8,3%), Sergipe (7,3%), Distrito Federal (6,3%), além da Paraíba, tiveram os maiores crescimentos.

SEGMENTOS QUE SE DESTACARAM – De acordo com o analista da pesquisa de serviço do IBGE, Rodrigo Lobo, o principal impacto – mais peso para alta – veio de serviços profissionais e administrativos, que incluem empresas que atuam com agenciamento de espaços de publicidade; serviços de engenharia; e intermediação de negócios em geral por meio de aplicativos ou plataformas de comércio eletrônico.

O pesquisador do IBGE aponta ainda efeitos do mercado de trabalho aquecido. “Quanto maior a massa salarial e menor o nível de desemprego, essas variáveis colaboram para o aumento de consumo, sejam bens ou serviços”, explica.

SERVIÇOS LIDERAM EMPREGOS – Segundo o Caged, o setor de serviços concentra em 2025 a geração de empregos com carteira assinada na Paraíba com um saldo de 10.143 postos nos cinco primeiros meses deste ano no Estado. De janeiro a maio foram criados mais de 50,5 mil postos no setor de serviços, contra 40,3 mil desligamentos.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Série D: Treze vence o Sousa no Marizão e quebra jejum de seis jogos sem vitórias

0

Equipes entraram em campo no estádio Marizão, em Sousa, para fazer o duelo paraibano da rodada da Série D do Campeonato Brasileiro

Concurso da Educação da Paraíba será realizado neste domingo; veja horários, locais e orientações

0

Cada prova contará com 100 questões objetivas, divididas entre conhecimentos gerais e conhecimentos específico

Alunos da EJA de Serra Redonda recebem fardamento escolar

0

A Prefeitura Municipal de Serra Redonda iniciou, nesta semana, a entrega dos fardamentos escolares aos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A ação reforça o compromisso da gestão com a valorização da educação e o respeito às trajetórias de vida dos alunos que, com coragem e determinação, retornam à sala de aula em busca de novos conhecimentos e oportunidades.

É SEMIFINAL DECISIVA! Itatuba respira futsal neste sábado!

0

As emoções do 3º Campeonato Itatubense de Futsal seguem a todo vapor e prometem fortes emoções neste fim de semana. Chegou a hora dos jogos de volta das semifinais, e agora não tem mais espaço para vacilos: é vencer ou se despedir da competição!

Brasil retoma produção nacional de insulina após duas décadas

0

Depois de mais de 20 anos sem fabricar insulina, o Brasil retomou nessa sexta-feira (11/7) a produção nacional do medicamento. O primeiro lote, com mais de 200 mil unidades, foi entregue ao Ministério da Saúde em cerimônia na fábrica da empresa Biomm, em Nova Lima (MG).

O medicamento será destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que distribui insulina gratuitamente para pessoas com diabetes.


Saiba sinais que podem indicar que você tem diabetes

  • Sensação de cansaço e irritabilidade.
  • Visão turva
  • Sede excessiva.
  • Fome frequente.
  • Boca seca.
  • Doença periodontal.
  • Feridas que demoram para cicatrizar.
  • Formigamento nos pés e mãos.
  • Perda de peso.
  • Coceira ao redor do pênis ou vagina, ou episódios recorrentes de candidíase.
  • Vontade excessiva de urinar.
  • Coceira na pele.
  • Manchas escuras na pele.
  • Infecções frequentes.

A retomada da produção acontece por meio de uma parceria entre o laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed), a empresa brasileira Biomm e a farmacêutica indiana Wockhardt, responsável pela transferência de tecnologia. A iniciativa faz parte do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), criado para fortalecer a autonomia do Brasil na fabricação de insumos estratégicos para a saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o lote entregue contém 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. A previsão é que, ao final da transferência de tecnologia, o país esteja apto a produzir metade da demanda das duas versões do medicamento distribuídas pelo SUS, o equivalente a cerca de 45 milhões de doses por ano.

Redução da dependência externa

A estimativa da pasta é que cerca de 350 mil pessoas com diabetes sejam beneficiadas com a medida, que recebeu investimento de R$ 142 milhões. Em 2025 e 2026, os contratos firmados preveem a entrega de 8 milhões de unidades de insulina à rede pública, entre frascos e canetas.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um avanço na soberania sanitária do país.

“Uma ação como essa garante que, mesmo em momentos de crise, o Brasil tenha segurança no abastecimento de um medicamento essencial. Aproximadamente 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas depende de insulina para sobreviver”, afirmou Padilha, em comunicado.

Walterson Rosa/Divulgação Ministério da SaúdeO ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta sexta-feira (11), na fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta sexta-feira (11), na fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

O governo também anunciou uma nova parceria para produção nacional da insulina glargina, usada no tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2. A PDP envolve a Fiocruz (Bio-Manguinhos), a Biomm e a farmacêutica chinesa Gan & Lee, com previsão de fabricação de 20 milhões de frascos do medicamento.

Produção será totalmente nacional

A partir do recebimento do primeiro lote, tem início o processo de transferência de tecnologia para a Funed e a Biomm, que passarão a produzir o medicamento desde a fabricação do insumo farmacêutico ativo até a entrega do produto final. A expectativa é que, ao fim dessa etapa, o Brasil tenha plena capacidade de fabricar o medicamento no território nacional e abastecer o SUS com autonomia.

O programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo busca reduzir a dependência internacional e fortalecer a produção local de medicamentos e insumos.

Atualmente, o SUS oferece quatro tipos de insulina: as humanas NPH e regular, e duas versões análogas de ação rápida e prolongada. A assistência é gratuita e inclui desde o diagnóstico até o acompanhamento contínuo por equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde.

Metrópoles

Serra Redonda mantém índice controlado no combate ao Aedes aegypti

0

Na última semana, a Equipe de Endemias de Serra Redonda realizou o 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025.

RIACHÃO: Sítio Bacamarte agora tem calçamento de ponta a ponta. Prefeito Ari conclui pavimentação e libera o tráfego de veículos

0

Prefeitura de Riachão do Bacamarte conclui calçamento do Sítio Bacamarte

A Prefeitura Municipal de Riachão do Bacamarte concluiu nesta semana a pavimentação em paralelepípedo do Sítio Bacamarte, importante comunidade rural do município. O prefeito Ari esteve pessoalmente na localidade para conferir o resultado da obra e anunciou, pelas redes sociais, a liberação oficial do tráfego de veículos no trecho.

“Defenda o Brasil do PT” domina redes como resposta ao governo Lula

0

A hashtag “Defenda o Brasil do PT”, adotada por apoiadores de Jair Bolsonaro como reação à campanha oficial do do governo, alcançou o primeiro lugar nas tendências do X [antigo Twitter] desta sexta-feira (11/7), ultrapassando a marca de 255 mil posts.

A campanha motivou uma reação imediata na plataformas, com usuários utilizando a hashtag para rebater a campanha do governo contra o tarifaço dos Estados Unidos.

Do outro lado, a campanha oficial do PT, chamada “Defenda o Brasil”, convoca militantes a compartilharem conteúdos com menções à “traidores da Pátria” e “falsos patriotas”.

A campanha do governo tem as cores da bandeira brasileira e faz citações ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

 Metrópoles

Médico Fernando Cunha Lima é condenado a 22 anos de prisão por estuprar duas crianças

0

A Justiça da Paraíba, por meio da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, condenou o médico pediatra Fernando Paredes Cunha Lima a 22 anos, cinco meses e dois dias de reclusão por estupro de vulnerável contra duas crianças.

Como observou o ClickPB a decisão foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (11) e foi tomada com base em uma denúncia ofertada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). A Justiça julgou parcialmente procedente o pedido do MPPB e condenou o pediatra a 22 anos, cinco meses e dois dias de reclusão pela prática de crime de estupro de vulnerável contra duas vítimas. Na sentença, foi fixado o regime inicial fechado para o cumprimento da pena privativa de liberdade. Cabe recurso da decisão.

Em relação às outras duas vítimas, o médico foi absolvido por, segundo a sentença, inexistência de prova suficiente. O MPPB está analisando se vai recorrer dessas absolvições.

R$ 200 mil em indenizações

Fernando Paredes Cunha Lima foi condenado a pagar indenização por danos morais de R$ 100 mil para cada uma das vítimas, totalizando R$ 200 mil. Para a fixação do valor, a Justiça levou em consideração a gravidade extrema dos fatos, a condição de vulnerabilidade das vítimas, a “intensidade do dolo do agente” e a capacidade financeira do réu.

Os valores deverão ser corrigidos monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a partir da sentença e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês a contar da data do fato, podendo as vítimas promoverem a respectiva execução no juízo cível, após o trânsito em julgado.

Sobre a prisão de Fernando Cunha Lima

Fernando Cunha Lima foi preso no dia 7 de março, após quatro meses foragido. O médico é investigado por abusar sexualmente de crianças no próprio consultório em João Pessoa e também foi acusado por duas sobrinhas. Como o caso delas ocorreu há muito tempo, o caso prescreveu, mas elas prestaram depoimento como testemunhas.

Relembre

Denúncia

O MPPB denunciou o médico, em agosto do ano passado, pela prática do crime previsto no artigo 217A do Código Penal (estupro de vulnerável) contra quatro vítimas. A denúncia pediu, além da condenação pelo crime, o pagamento de indenização a cada vítima a título de reparação de danos.

Na época, o MPPB também requereu a prisão preventiva do acusado, que foi inicialmente indeferida pelo juízo da 4ª Vara Criminal da Capital. O Ministério Público interpôs recurso da decisão e a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decretou a prisão preventiva do pediatra, em novembro de 2024.

O acusado permaneceu quatro meses foragido, tendo sido preso pela Polícia Civil da Paraíba, em março, no estado de Pernambuco, onde estava morando com apoio de familiares. Em maio, ele foi transferido para um presídio de João Pessoa, onde permanece preso.

No último mês de dezembro, o MPPB apresentou uma nova denúncia contra o médico pediatra pelo estupro de mais duas crianças, que eram suas pacientes. Ao todo, o médico foi acusado por famílias de seis crianças.

fernando cunha lima
Pediatra Fernando Cunha Lima – Fotos: Acervo pessoal
fernando cunha lima, preso,
Pediatra Fernando Cunha Lima foi levado para a Cidade da Polícia de João Pessoa após ser preso em Pernambuco – Foto: Reprodução/Youtube Jornal da Paraíba

 

Pediatra Fernando Cunha Lima
Pediatra Fernando Cunha Lima – Foto: Acervo pessoal

 

Pediatra Fernando Cunha Lima
Pediatra Fernando Cunha Lima – Foto: Acervo pessoal

 

 

 

ClickPB
plugins premium WordPress