terça-feira, dezembro 24, 2024
spot_img
HomeGeralVolume de vendas do comércio da Paraíba registra maior crescimento do País,...

Volume de vendas do comércio da Paraíba registra maior crescimento do País, revela IBGE

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas expandiu 31,3% em outubro.

Pelo terceiro mês consecutivo, as vendas do comércio paraibano registraram o maior crescimento do País e mais uma vez com taxa expressiva, assim como foram nos meses de agosto e setembro. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas expandiu 31,3% em outubro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, enquanto o País apresentou alta com taxa mais modesta de 2,7%.

Segundo pesquisa do IBGE, o indicador do volume de vendas nos últimos três meses da Paraíba alcançou taxas expressivas no varejo em relação ao ano anterior: agosto (35,6%), setembro (41,8%) e outubro (31,3%), apontando a recuperação econômica do setor no período de fim da pandemia. No acumulado de janeiro a outubro, o varejo apresenta alta de dois dígitos: 10,8%.

Além das taxas da Paraíba liderarem o setor nos últimos três meses, a Paraíba manteve  média de expansão bem acima do País, que ficou entre 1% e 2,7% de crescimento. Frente a outubro de 2021, houve resultados positivos em 22 das 27 Estados, com destaque para Paraíba (31,3%), Amapá (23,4%) e Roraima (16,4%). Já pressionando negativamente, figuram cinco Estados, com destaque para Tocantins (-3,8%), Bahia (-1,6%) e Rondônia (-1,2%).

Em relação a outubro de 2021, cinco atividades cresceram: Combustíveis e lubrificantes, Livros, jornais, revistas e papelaria, equipamentos e material para escritório informática e comunicação, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

COMÉRCIO AMPLIADO –  No indicador do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e motos, a Paraíba também liderou com taxa acima de dois dígitos (18,6%), seguido dos Estados de Amapá (16,6%) e Roraima (11,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-13,5%), Bahia (-10,4%) e Sergipe (-6,6%), enquanto o País teve um leve crescimento de apenas 0,3%. No acumulado de janeiro a outubro, a Paraíba apresenta alta de 5,4% e o País amarga uma queda de 0,5%.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress