Faltam poucas horas para o fim do prazo, 30 mil paraibanos ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024. O delegado da Receita Federal no estado, Hamilton Sobral Guedes , explicou ao ClickPB que esses números estão dentro da normalidade. “Já recebemos 421.406 declarações. Mas está dentro do previsto”, assegurou.
O delegado explicou ainda que este ano os contribuintes tiveram um prazo maior, por isso, esse ano, menos pessoas deixaram para última hora. “Esse ano estão mais em dia. Até porque tivemos 2 meses e meio (75 dias) para entrega”, contou.
O prazo para entrega da Declaração do MEI (DASN SIMEI) também termina em 31 de maio. Na Paraíba, são 200 mil pessoas que se encaixam nesse caso.
O delegado não acredita que possam ocorrer instabilidades após as 18h, mas alerta que é importante que o contribuinte não deixe para enviar sua declaração nas últimas horas porque o volume aumenta consideravelmente.
Ele disse ainda que é melhor entregar, mesmo com dados incompletos e corrigir depois do que deixar de entregar.
Se o cidadão estiver nos critérios de obrigatoriedade e não declarar o Imposto de Renda no prazo estabelecido pelo Fisco, o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ficará irregular. Nesses casos, a pessoa fica impedida de tirar passaporte e receber de benefícios via programas sociais.
O indivíduo também poderá estar sujeito a uma multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. Para regularizar a situação, o cidadão deve declarar o Imposto de Renda mesmo depois do fim do prazo.
ClickPB