Propostas discutidas e escolhas de delegados
A conferencia realizada na Câmara Municipal de Itatuba, teve início pela convocação da mesa diretora, pelo mestre de cerimônia, Jerri Adriano, ficando assim composta: , prefeito Anon Renê e o presidente da Câmara, vereador Fernando Manoel, Secretária de Assistência Social, Antônia Marize, Presidente do CMAS, Carlos Alberto Brasil, Secretária de Educação Maria Betânia, Secretário de Transporte, Zenildo Brasil, Secretário de Finanças, Manoel Ernesto, Secretário de Administração, Antonio Sérgio, Secretário de Estatística Marlon, Secretário de Infraestrutura Josevaldo Alves, Secretário de Agricultura Éfren,, representante da sociedade civil e sindicato, Elke, usuários do SUAS, Kênia.
Após a execução do hino nacional brasileiro, o prefeito Aron Renê proferiu seu discurso de abertura saudando a todos os presentes. Falando de como encontrou a prefeitura e em especial a área social, Aron agradeceu a boa receptividade da secretária da gestão anterior, porém não houve transição de governo, onde não foi repassado nenhum dado para a nova gestão, tendo que começar tudo do zero, sem informação nenhuma, sendo este o principal motivo de tantas dificuldades iniciais, e não por falta de pessoas qualificadas. Mas, o social já mostra resultados em Itatuba melhorando a cada dia seus índices. Em outras intervenções durante a conferência, Aron falou da prioridade na ação social, pois é neste setor que estão as pessoas mais necessitadas, e que devem ser assistidas por políticas públicas sem precisar de intermediários, que é o mal da politicagem que se aproveita da condição de necessidade das pessoas, seja na saúde ou na assistência social. “Na nossa gestão, iremos trabalhar para que as pessoas não precisem de intermediários”. Disse Aron, que também lamentou a ausência de vereadores ao evento para discutir propostas, e agradeceu o apoio do Presidente da Câmara.
O Presidente da Câmara, Fernando Manuel, falou da importância da assistência social e se prontificou para ser parceiro junto ao executivo na implantação de políticas que venham beneficiar a população de baixa renda. Fernando também convocou as pessoas para acompanharem o trabalho dos vereadores, comparecendo às sessões.
Em seus pronunciamentos, a Secretária Antônia Marize, ratificou o propósito da gestão do prefeito Aro em transformar a assistência social em políticas sérias, que visem o bem estar da população carente como um todo, deixando de lado as velhas práticas clientelistas e aproveitadoras.
A secretária Betânia deu ênfase ao fato de que o social é a base que dá sustentabilidade às outras áreas como educação e saúde, estando entre si interligadas, sendo o que norteia deve ser o ensinar a pescar e não apenas dar o peixe.
Em seguida, foi realizada uma apresentação das meninas do PETI com danças típicas regionais como o Côco e Carimbó.
A conferência foi abrilhantada com uma excelente palestra proferida pela Assistente Social, Walesca Ramalho, que antes de sua fala, mostrou um vídeo intitulado Vidas Marias, o qual retrata a situação de estagnação de famílias do interior nordestino, que vão se sucedendo de geração em geração. O vídeo a princípio despertou sorrisos, mas no final, emocionou a todos. Walesca indicou falando que usa estas cenas mostradas neste vídeo para motiva-la dia a dia. Walesca fez uma explanação clara, objetiva e numa linguagem acessível, sobre toda engrenagem jurídica, financeira e operacional do SUAS, bem como sobre os eixo temáticos da conferência. “A política social antes vista como caridade, hoje se encaminha cada vez mais para que seja realizada de maneira profissional e republicana”. Destacou Walesca.
Em seguida começaram os debates com a participação de pessoas da comunidade presentes à plenária, bem como de secretários e assessores da ação social, que acompanhavam a palestrante Walesca, como Francisca Chagas e Luzia Cleide.
Na volta do intervalo para o almoço, houve uma apresentação do grupo de dança do PROJOVEM, no que foi muito aplaudido.
Divididos os grupos temáticos, foram apresentadas as propostas e colocadas em votação, para em seguida escolher os delegados à conferência estadual.
A 5ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itatuba, terminou em clima de confraternização num farto coffee break
VEJA GALERIA COMPLETA DE FOTOS NO LINK: http://itatuba.pb.gov.br/acaosocial/5a-conferencia-municipal-de-assistencia-social-de-itatuba