terça-feira, maio 14, 2024
spot_img
HomeDestaqueCarnaval solidário do Bloco Azulão

Carnaval solidário do Bloco Azulão

Em menos de uma hora, foram distribuídos 700 abadás e arrecadado centenas de alimentos

O Azulão é um bloco particular que conquistou seu espaço dentro da programação do Carnaval de 2013 no Ingá. O bloco estreou nos carnavais ingaense há um ano, tendo sua concepção e criação realizadas por amigos de Manoel da Lenha e Mendonça.

Manoel da Lenha foi o grande articulador da criação do bloco, que na ocasião algumas pessoas temiam sua realização em razão de que poderia ser usado politicamente em caso de insucesso. Porém, depois de enfrentar muitas dificuldades e barreiras oficiais, conquistar patrocinadores de peso e apoiadores, o Azulão saiu na segunda-feira de carnaval de 2012 de forma que não atrapalhou o desfile tradicional de ursos e bois, e partiu no início da noite da Cruz do Emboca arrastando uma multidão jamais vista nos carnavais de Ingá, conforme foi registrado na imprensa local, com fotos e vídeos.

Neste ano de 2013, foi criado uma diretoria executiva, cuja presidência ficou a cargo de Diego Félix, tendo como secretário, Diego de  Dona Zefinha. A dupla também conhecida como “D1 e D2”.

A nova diretoria decidiu sabiamente manter a segunda-feira de carnaval como dia ideal para o bloco sair, uma vez que a pretensão é regionalizar o acesso ao carnaval de Ingá, já que neste dia diversas cidades vizinhas não têm muitos atrativos e também facilita a vinda de paredões de som que a juventude tanto curte atualmente, para participar do bloco. Quem ganha com isso é a cidade sob o aspecto de atrair turistas e foliões de toda a região para gastar no comércio de Ingá, inclusive os ambulantes, contribuindo para geração de renda.

O prefeito Manoel da Lenha tem ajudado todos os blocos de Ingá, principalmente os ursos e bois da cidade, que participam tradicionalmente da festa momesca desde os antigos carnavais. A diretoria do Azulão solicitou à prefeitura apenas o apoio logístico da estrutura montada para o carnaval e inserção do Bloco dentro da programação oficial. O prefeito concordou, porém com a condição de que o bloco retribuísse com algum trabalho social para o município, e sugeriu a arrecadação de alimentos em troca dos abadás, para posterior distribuição com as famílias carentes, sobretudo as pessoas atingidas mais diretamente pela seca que assola a região do semiárido que o Ingá está inserido.

A diretoria do bloco topou a sugestão e mandou anunciar em carro de som, por intermédio do Promoter Caldeirão, um dos componentes do Azulão, a entrega do primeiro lote de abadás (700), marcado para as 15:oo horas, na galeria do Zoma, cujo o preço seria a troca por um quilo de alimento não perecível. Resultado, não deu prá quem quis, em menos de uma hora foram entregues todos os abadás e arrecadado centenas de quilos de alimentos.

A própria arrecadação de alimentos já movimenta o comércio dos mercadinhos da cidade, tendo em vista a previsão de arrecadação em torno de 4 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram ou serão comprados no comércio local.

A troca vai continuar até completar os 5.000 (cinco mil) abadás confeccionados. A distribuição dos abadás e arrecadação dos alimentos continuarão sendo feitas no mesmo local e horário. Portanto, quem quiser brincar o carnaval e ao mesmo tempo ajudar aos mais carentes, é só se dirigir à Galeria de Zoma a partir das 15:OO hs.

O Bloco é mantido e patrocinado pela iniciativa privada e por colaboradores.

Excelente atitude do prefeito em sugerir a troca por alimentos, instituindo o Carnaval Solidário. Parabéns à diretoria do Bloco Azulão pela operacionalização.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress