CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE INGÁ FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS QUADRIMESTRAL

Presença de vereadores, profissionais da saúde e sociedade civil organizada

Foi realizada nesta terça-feira, 11 de dezembro, no auditório da secretaria de saúde do município, a segunda prestação de contas quadrimestral do Conselho Municipal de Saúde, referente ao período de maio a agosto.

 A reunião contou a presença dos vereadores Jailton do Sindicato, Alcides, Marrinho, Luis de Duca e o presidente Cássio Murilo. Presente também o secretário de turismo Vavá da Luz, Dr. Ivo Argão representando o PSF do sítio Quixelou, o procurador do município de Ingá Dr. Anderson Amaral, a representante do Quilombola de Pedra D’água, Maria de Lourdes, o conselheiro tutelar Ismael Oliveira, o presidente da APNEI, Sérgio Trigueiro, o presidente da associação dos taxistas, José Maria, o representante da igreja Católica, Sr. José Fernandes, o presidente do conselho municipal do desenvolvimento rural sustentável, Antonio kalu, membros do conselho de saúde, agentes de saúde e demais representantes da sociedade civil do município.

DSC_7219

Após as apresentações e formação da mesa convocada pelo mestre de cerimônias, Daniel Lima, o Dr. Anderson Amaral representando o prefeito Manoel da Lenha, abriu a reunião justificando a ausência do prefeito e fez uma breve explanação a respeito da atuação da secretaria de saúde no ano de 2013 e do empenho do prefeito Manoel da Lenha e equipe sempre em busca de aprimorar a assistência a saúde do município.

DSC_7285
Em seguida, a secretária de saúde Dra. Lindinalva Santos iniciou a apresentação do organograma de funcionamento da secretaria e suas divisões de competências e ações. Mostrou através de slides visíveis em datashow os dados e números detalhados referentes ao período quadrimestral, atentando para as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo atingidas e ultrapassadas pela secretaria de saúde do município de Ingá. Enfatizou as diversas ações desenvolvidas pelos profissionais da saúde no município e novas que foram implantadas a exemplo da implantação da inspeção sanitária semanal da água potável que consumimos, através da vigilância sanitária, kits de saúde bucal distribuídos nas escolas, laboratório de prótese dentária, mamografia itinerante, aquisição de equipamentos de proteção individual, implantação do raio x, atividades educativas sobre DST, alimentação saudável, sala de fonoaudióloga e psicóloga, curativo biológico e adesão ao programa mais médicos, entre outros.  Falou sobre a construção da UPA e três novas Unidades Básicas de Saúde, sendo que umas já têm recursos em processo de liberação e licitações estão sendo providenciadas.

DSC_7231

No aspecto financeiro a Dra. Lindinalva mostrou que a secretaria atuou de forma equilibrada no período avaliado, tendo uma receita total de R$ 873.575,83 ( oitocentos e setenta e três mil, quinhentos e setenta e cinco reais e oitenta e três centavos), e despesa num montante de 851.097,33 ( oitocentos e cinqüenta e um mil, noventa e sete reais e trinta e três centavos). A secretária detalhou cada gasto nas diferentes ações desenvolvidas. Com relação aos gastos com recursos próprios do  município, o Ingá atingiu os seguintes índices.  mês de maio 23, 87%, junho 22,89 %, julho 23,15%, e agosto 27,79%. Vale salientar que a meta do MS é de 17%.

Dra. Lindinalva agradeceu a presença e atenção dos vereadores e demais representantes da sociedade, facultando a palavra em seguida para as colocações e debates.

O vereador Marrinho lembrou que o ano de 2013 foi muito difícil para atual gestão, mesmo assim se sobressaiu bem, Marrinho solicitou aos presentes que quando houver falhas, ao invés de criticar pelas ruas precipitadamente, é melhor procurar a secretaria ou o funcionário responsável para buscar a solução.

1

O agente de saúde e membro do conselho, Josenildo parabenizou o trabalho da secretária de saúde e desejou que ela continue assim.

O conselheiro Ismael enfatizou o trabalho que realiza em parceria com a secretaria de saáude, no atendimento a criança e ao adolescente

O condutor Ramiro elogiou a atitude de mostrar os valores detalhados da prestação de contas, que deve ser seguida por outras secretarias.

O presidente da associação dos taxistas, Zé Maria, falou que o conselho apóia a secretária na batalha do dia a dia.2

A coordenadora da vigilância sanitária, Maria Aparecida, destacou um problema de saúde pública no Ingá, que.é são as canalizações diretas dos esgotos de muitas residências, que não possuem fossas, e jogam seus dejetos diretamente no rio, poluindo as águas que descem para as itacoatiaras. Encerrou informando o papel da vigilância não é perseguir ninguém, mas sim trabalhar corretamente na  fiscalização do manejo dos alimentos e água que consumimos, Aparteando, o vereador Murilo solicitou a fiscalização da vigilância sanitária no leite vendido e consumido no ingá. Cida lembrou também que o único óbito de criança menos de um ano, ocorreu em razão de problemas de má formação genética,

A médica do programa Mais Médicos, a uruguaia Dra. Mariana. Falou de problemas enfrentados no dia a dia e pediu ajuda nesta fase de adaptação inicial, sendo ela oriunda de uma cultura  diferente.

Dr. Albério fez uma esclarecedora explanação quando enfatizou que a concepção do PSF é trabalhar na prevenção de doenças, e mesmo depois de tanto tempo de implementação deo programa, a maioria da população não entendeu ainda, e age de forma contrária.

3

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Antonio Kalú, solicitou da secretária Lindinalva os dados no sentido de apresentar a comunidade do Sítio Quexelou, no que a secretária Lindinalva atendeu se dispondo a levar a equipe para fazer a explanação in loco.

A coordenadora do CAPES, Heloísa, reivindicou uma estrutura melhor para atender aos usuários do CAPES, bem como visitas das pessoas, pois os usuários do sistema se sentem felizes ao receber um abraço ou atenção.

A coordenadora do SAMU, Iris, fez uma explanação sobre o trabalho do SAMU e na ocasião fez  entrega ao lado da secretária, do novo fardamento aos condutores e socorristas, atendendo reivindicação da equipe.

O prefeito Manoel da Lenha, que esteve representado pelo procurador do município, chegou ao final ainda a tempo de cumprimentar a secretária e membros do conselho pela explanação das contas e ações desenvolvidas pela secretaria de saúde de Ingá.

Dra. Lindinalva finalizou a reunião agradecendo a participação e sugestões, e já convidando a todos para participarem da confraternização de final de ano em data ainda a ser confirmada.

ASCOM-PMI

Para ver galeria de fotos clique em:

http://inga.pb.gov.br/saude/conselho-municipal-saude-prestacao-contas-quadrimestral

Comente usando o Facebook