quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomeDestaqueELEIÇÕES 2014: Quem as principais lideranças de Ingá irão apoiar?

ELEIÇÕES 2014: Quem as principais lideranças de Ingá irão apoiar?

As peças do xadrez estão se movimentando

As eleições 2014 se aproximam e os principais grupos políticos de Ingá estão em período de negociações políticas e começam a tomar decisões visando o pleito majoritário e proporcional do Estado.

PREFEITO MANOEL DA LENHA (PSD)

O prefeito Manoel da Lenha já declarou seu apoio ao Deputado Estadual Edmilson Soares. Tem compromisso também com ex-ministro Agnaldo Ribeiro, que poderá se candidatar à reeleição contando com seu apoio. O vice-governador Rômulo Gõuveia que é de seu partido, PSD, e está contado para o senado, tem fortes chances de receber seu apoio ao senado. Quanto a governador, o prefeito Manoel da Lenha tem dito que nas últimas eleições venceu sem o apoio dos principais pré-candidatos, Veneziano, Cassio e Ricardo, que apoiaram seus adversários. Portanto, está à cavaleiro e pode apoiar quem ele desejar, mas recebeu convite para conversar com Cassio, mas ainda não decidiu oficialmente. Manoel terá o apoio também do vice-prefeito Mendonça (DEM) e da maioria dos vereadores. Caso o vice seja Luciano Agra (PEN), abre-se a possibilidade de juntar-se ao grupo o vereador Vinícius Bacalhau.

EX-PREFEITO LULA (PMDB)

Lula já declarou apoio ao ex-prefeito Veneziano pré candidato do PMDB. Apoiará Tião Gomes para deputado estadual e Nilda Goudim para federal, embora tenha ocorrido pedidos para que Nilda não seja candidata para facilitar o leque da coligação. Para o senado aguarda as negociações com o PT estadual.

RACHA NA OPOSIÇÃO

Os comentários políticos recentes dão conta de um racha na oposição. Estaria havendo a criação de um novo grupo para apoiar a pré-candidata a deputada estadual Estela Isabel e consequentemente apoiando a reeleição do governador Ricardo Coutinho. Este grupo estaria sendo formado pelo presidente do PMDB de Ingá, Júnior de Zé Grande, o vereador Alex (SDD), Evandro do PHS, entre outros. Articula-se que este grupo ficaria com direito a nomear os cargos comissionados do Estado, e que a saída do chefe do DETRAN, Miguel, já teria sido ação do grupo e poderá nomear também novos diretores de escolas da rede estadual. Por enquanto, só especulações.

INVASÃO DE ESPAÇO  E FOGO AMIGO

Recentemente foi vinculado na imprensa estadual notícias de que havia uma revolta em áreas da base aliada do governo Ricardo Coutinho por conta de que a pré-candidata Estela Isabel estaria invadindo áreas de candidatos dos partidos de uma possível coligação e do próprio PSB, num verdadeiro fogo amigo. Caso se confirme a formação deste grupo no Ingá com direito a nomeações, como fica a situação do pré-candidato a deputado estadual Dimas Campos, vereador ingaense, representante do PSB no município?  Batalhas a vista.

CAMINHO ALTERNATIVO

A ex-vereadora Daniela, candidata a vice-prefeita nas últimas eleições pelo PMDB tem compromisso antigo com Guilherme Almeida de Campina Grande. Que caminho irá tomar? Ainda é cedo, mas possivelmente não seguirá a risca o caminho tomado pelo ex-prefeito Lula, e já se movimenta para formação de seu grupo e cabos eleitorais.

BURITY USA SUA EXPERIÊNCIA

A velha raposa Burity posiciona-se no momento com ar de neutralidade, porém há comentários que está adiantada as conversações com o deputado estadual João Gonçalves (PEN). Quanto ao deputado federal, parece que Burity depois de muitas eleições votando no seu amigo deputado federal Agnaldo Ribeiro de seu partido o PP, desta vez não seguirá este caminho. Fala-se que o irmão do prefeito de João Pessoa, Lucélio Cartaxo do PT tem boas chances de receber seu apoio. E caso siga a lógica votará em Cassio Cunha Lima (PSDB) para governador, formando uma verdadeira salada de partidos. Mas, isso é uma decisão que o velho Bura irá adiar para mais adiante por motivos óbvios. Burity irá receber o apoio de seu grupo formado na última eleição municipal, composto por Renato da Construção, Ismael, entre outros. Aguarda-se o posicionamento do vereador Luis de Duca (PP) e o suplente Jorge da Saúde (PP) .

MOMENTOS DECISIVOS

Até maio estas negociações serão levadas em banho maria, tendo decisões para valer a partir de junho, com o início das convenções estaduais. As peças do jogo de xadrez da política local estão postas, quem souber jogar melhor, usar as habilidades e aproveitar as oportunidades das circunstâncias, se sairá bem. Como em política tudo é dinâmica, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Inga-cidadaoq

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress