quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomeDestaqueExames e Consultoria realiza sorteio do concurso de Ingá

Exames e Consultoria realiza sorteio do concurso de Ingá

O sorteio para definir a ordem dos classificados  foi realizado no Industrial Esporte Clube com uma hora e meia de atraso.

Centenas de candidatos classificados compareceram ao clube desde às 09:00 h, horário marcado pela empresa responsável pelo concurso, porém os representantes da Prefeitura e da Exames Consultoria só chegaram ao local às 10:40 h, causando uma certa apreensão e desconfiança .

O representante da Exames e Consultoria, falou em nome da empresa e deu uma rápida explicação sobre o sorteio afirmando que esse método era praxe nos concursos da empresa. Feito alguns questionamentos pelos candidatos, o representante respondeu a todos, porém indagando aos presentes se queiram questionar mais ou adiar o sorteio, no que a grande maioria concordou pela realização do sorteio.

O advogado da Prefeitura de Ingá, Dr. Alberto, usou da palavra pedindo desculpas pelo atraso e esclareceu que, embora tenha tido divergências dentro do corpo jurídico da própria prefeitura quanto ao método utilizado pela empresa aplicadora do concurso, seu parecer foi pela realização do sorteio, pois assim estaria obedecendo estritamente o que está posto no edital de convocação. Dr. Alberto esclareceu ainda que, o sorteio hoje realizado não tem caráter eliminatório e sim, apenas, classificatório, ou seja, o sorteio será utilizado apenas para definir a ordem de classificação dos candidatos que irão ser convocados a assumir suas funções e que estejam empatados.

O candidato Daniel de Ingá, contestou esse entendimento do ilustre advogado alegando dentre outras coisas, que o critério de desempate teria que ser feito antes da homologação do concurso, e não depois, e que há um erro no concurso, no seu entender, no que se refere ao caso da função de agente administrativo que tem mais candidatos classificados do que vagas, sendo que a ordem do sorteio irá eliminar na prática aqueles que ficarem aquém do número de vagas. Outro candidato indagou sobre a demora nas nomeações.

Em resposta, Dr. Alberto afirmou que a demora nas nomeações é culpa da empresa Exames, em razão de não ter realizado o sorteio com mais antecedência, e tranquilizou que todos os candidatos classificados serão convocados a assumir suas funções, porém não é da alçada dele e sim do prefeito Lula que terá dois anos para convocação dos concursados, e isto será feito de acordo com as necessidades do município, como por exemplo, já foram chamados para assumir a função de dentistas no PSF. Sobre o questionamento de Daniel, Dr. Alberto, afirmou que caso o candidato esteja se sentindo prejudicado, poderá ingressar na justiça já que vivemos num estado democrático de direito, alertando que todos os mandados de segurança impetrado contra a prefeitura de Ingá neste sentido, foram até o momento negados.

Concluídos os esclarecimentos, teve início o sorteio. Os candidatos classificados empatados nas respectivas funções eram chamados nominalmente pelo microfone a se apresentar à mesa, onde era feito o sorteio através de números nos impressos em papéis ao ar livre na presença de todos. Em seguida, os candidatos assinavam um termo de concordância e ao final foi confeccionada uma ata relacionando todo o ocorrido. A ausência do candidato no sorteio não o eliminaria, apenas tira-lhe o direito de contestação.

Durante o evento, Dr. Alberto informou à edição do Inga-cidadão, que este seria seu último ato como advogado do município neste ano, uma vez que estaria, ao lado do Dr. Felipe, se afastando de suas funções do setor jurídico da Prefeitura de Ingá para dedicar-se exclusivamente a campanha eleitoral no pleito de 2012 da coligação encabeçada pelo PMDB.

Resta agora a nomeação por parte do prefeito, que não ficou clara se será antes ou depois das eleições.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress