Destaque para a sensacional apresentação do casal de dançarinos deficiente
Foi realizado nesta sexta-feira, 20,- no Ginásio Municipal O Carlão, o I FÓRUM DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE INGÁ, tendo como tema central: A LUTA DE CADA UM, EM CONJUNTO, TORNA-SE A LUTA DE TODOS PELA INCLUSÃO, sob a coordenação geral do presidente Sérgio Albuquerque Trigueiro.
O evento teve início pelo credenciamento.
Em seguida foi servido o coffee break.
A mesa foi composta conclamada pelo condutor do cerimonial, Antonio Tito Filho, ficando assim composta: Sérgio Flávio Paulo de Albuquerque, presidente, Adjane Valeriano de Oliveira chaves, secretária de educação, Juliano Almeida, vice-presidente Estadual do Conselho das pessoas com deficiência, Hellosman de Oliveira Silva, Assessor Técnico da FUNAD, Helena Araújo, secretária adjunto da ação social, Dimas Campos, vereador, Vavá da Luz, secretário de turismo, Dr. Leomário Gonçalves Pessoa, assessor jurídico da APNEI, Ionara Ramos, representante da Secretária de Ação Social, Ivamara Ramos Pereira, Coordenadora do CRAS e CREAS, professora Elisabete Almeida, intérprete de LIBRAS.
Representando o prefeito municipal, Adjane Valeriano, fez o discurso de abertura.
Após a abertura, houve a apresentação do casal de dançarinos internacionais, Valdir Gomes e Maria José Medeiros, que arrancou aplausos entusiasmados do público, superando limites e demonstrando toda a sensualidade da dança em três números.
Após o show, foram retomados os debates e palestras dos visitantes convidados, como o assessor jurídico da APNEI, Dr. Leomário Pessoa, que falou sobre o preconceitos enfrentados no dia a dia, falando inclusive de suas experiencias pessoais.
Em sua fala inicial, Dr. Leomário elogiou a postura do prefeito Manoel da Lenha que tem apoiado com firmeza as ações da APNEI, em benefício da pessoa com deficiência.
O presidente Sérgio Albuquerque fez a leitura e explicações sobre a cartilha distribuída aos presentes.
Depois os palestrantes se seguiram falando sobre temas específicos abordando cada área de atuação, como os Senhores Juliano Almeida, vice-presidente do conselho estadual, e Hellosman de Oliveira Silva, assessor técnico da FUNAD.
Foi apresentado um vídeo onde mostra a cidade do Brasil que tem a melhor estrutura de acessibilidade e serviços especiais para pessoas com deficiência. Uberlândia, Minas Gerais. O filme mostrou que quando se tem políticas públicas voltadas para acessibilidade as pessoas ficam cada vez menos dependente.
Outros palestrantes ainda fizeram uso da palavra como Ivamara Ramos representando o secretário Alex Vilas Boas e a representante da secretaria de saúde. e a professora de LIBRAS, Elisabete Almeida.
Sérgio Albuquerque encerrou o evento e mostrou toda sua satisfação pelo sucesso do evento que esclareceu sobre direitos, legislação, preconceito, e momento de descontração com a apresentação do casal de dançarinos. Sérgio agradeceu a presença e colaboração de todos.
VEJA GALERIA COMPLETA DE FOTOS: