domingo, maio 5, 2024
spot_img
HomeDestaqueFESTA DE SÃO JOÃO, FONTE DE EMPREGO E RENDA PARA OS INGAENSES

FESTA DE SÃO JOÃO, FONTE DE EMPREGO E RENDA PARA OS INGAENSES

Comerciantes comemoram recorde de vendas no período junino

 

O investimento público  feito pela prefeitura municipal de Ingá nas festas juninas, sem  sombra de dúvidas, teve um grande retorno no que se refere a  geração de emprego e renda para a população local. Numa cidade de pequeno porte como Ingá, cujos maiores empregadores são a própria prefeitura e a fábrica alpargatas, que ambas não têm condições de atender a crescente demanda de jovens e adultos que chegam ao mercado de trabalho, o turismo de eventos é bem vindo como fonte de renda para centenas de pessoas, e por vezes, o principal meio. Neste ano, a atual gestão através da Secretária de Turismo, investiu também no resgate do São João na Pedra Lavrada, conhecida internacionalmente por suas escrituras rupestres, o que impulsionou ainda mais a economia do município.

Banda ingaense Raízes Nordestinas
Banda ingaense Raízes Nordestinas

Neste aspecto, o São João 2013 no município de Ingá já ficou na história como o melhor também em termos de vendas, assim avaliam de forma unânime os comerciantes fixos e ambulantes.

Durante o mês de junho, a gestão atual do prefeito Manoel da Lenha, manteve a tradição já vinda de gestões anteriores com a realização do Forró dos Bairros, que consistiu em festas juninas realizadas nos principais bairros e distritos da cidade, valorizando bandas e trios de forró da própria terra, que tiveram oportunidade de mostrar seu trabalho e ganhar um dinheiro extra com as apresentações na sua cidade natal.  Valmir, sanfoneiro e vocalista da banda ingaense, Raízes Nordestinas, afirmou que o período junino é a época em que os músicos têm a chance de aumentar seus rendimentos, ficando ainda mais feliz tocando em sua própria cidade. “Nós, músicos da terra, agradecemos a prefeitura de Ingá pelo belíssimo São João realizado e pela oportunidade de mostrar nosso trabalho”.

 

Comerciante ambulante Jorge Luis
Comerciante ambulante Jorge Luis

Barraqueiros que vendem bebidas, churrasquinhos, lanches, pipoqueiros e brinquedos infantis, acompanharam a peregrinação do forró pelos bairros, distritos, passando pela festa principal no centro da cidade, concluindo o forró itinerante na Pedra Lavrada.  Jorge Luis da Silva Alves, barraqueiro há cinco anos em festas tradicionais no Ingá, afirmou que o São João 2013 bateu todos os recordes de vendas, sendo necessária a reposição constante do estoque de bebidas, mercadorias estas compradas nos mercadinhos locais, sem a necessidade de se deslocar a outros centros como Campina Grande, já que os preços eram semelhantes.  A filosofia de trabalho e o layout implantados pela Secretaria de Infraestrutura, atuou de forma que ofereceu exclusividade aos comerciantes ambulantes do município de Ingá, no que ajudou ainda mais nos seus rendimentos.

Wilson Régis, mais conhecido como “Louro”, proprietário de um dos trailers localizado na praça Antenor Navarro, afirmou que, este ano as vendas foram excelentes durante todo o mês, porém, nos dias principais da festa, sábado dia 22, e domingo 23, vendeu todo o estoque de lanches, sendo que no auge da festa, por volta das 2 horas da madrugada não tinha mais como atender seus clientes. E assim foi também nos demais pontos de alimentação vizinhos localizados no centro da cidade.

Prefeito Manoel da Lenha
Prefeito Manoel da Lenha

Com o grande fluxo de turistas somado ao retorno temporário dos ingaenses que moram em outros Estados do país, em especial de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, e que vieram passar o período junino no Ingá, foi necessária a contratação de mais trabalhadores para atender o considerável aumento no movimento dos restaurantes, bares, mercadinhos, postos de gasolina, salões de beleza, lojas de roupas e calçados, que ornamentaram seus estabelecimentos com motivos juninos.

O São João 2013 no Ingá, já entrou para a história não só como o mais animado, mas principalmente como o que fez a comunidade ganhar dinheiro e rendimento extra.

O prefeito Manoel da Lenha afirmou que, “em 2014 o São João será ainda melhor como fonte de renda para o povo, pois o Ingá por ser uma cidade turística em razão da Pedra Lavrada, está inserido no roteiro da Copa do Mundo, e através da Secretaria de Turismo e Infraestrutura iremos aprimorar a organização do evento”

INGA-CIDADÃO

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress