Novembro, dezembro e 13º salário. Comissão de servidores foi formada para ajudara resolver situação
Em reunião realizada na noite desta sexta-feira, 22, o prefeito Aron Renê realizou reunião com os servidores públicos do município de Itatuba, tendo como pauta a situação dos salários atrasados da gestão anterior. Durante o debate fizeram parte da mesa que conduziu a reunião: O Secretário de Administração, Antonio Sérgio; o Secretário de Finanças, Manoel Ernesto, o Prefeito Aron Renê; a vereadora Titinha, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando; e o vice-prefeito, Josmar.
O secretário de administração Antonio Sérgio abriu a reunião fazendo uma explanação clara e objetiva através de slides, informando sobre a situação encontrada quando da posse da atual gestão, e fundamentado nos dados oficiais contidos no sistema do TCE disponível no SAGRES, apresentou os números quanto a folha de pessoal nos meses de outubro, novembro e dezembro, bem como o saldo existente no último dia de dezembro e o restos a pagar.
VEJA OS NÚMEROS
Em seguida o prefeito Aron fez um relato de como encontrou a prefeitura e mostrou as ações desenvolvidas em busca do equilíbrio financeiro de modo que possa realizar obras com recursos próprios, como por exemplo a reconstrução da antiga maternidade, os consertos dos calçamentos, limpeza urbana e aquisições de automóveis para servir ao povo. E neste trabalho visando melhorar a situação de Itatuba, os funcionários têm uma participação importantíssima, independente de cores partidárias. “Temos que mudar a velha politicagem de Itatuba, que tanto prejudica a cidade”. Afirmou o prefeito.
Aron informou que com o dinheiro economizado e hoje disponível na prefeitura poderia calçar pelo menos umas oito ruas da cidade, porém prefere usar este valor para pagar os atrasados herdados da gestão anterior, que embora a dívida não tenha sido contraída por ele, mas é obrigação da prefeitura e compromisso seu que irá honrar.
No sentido de realizar o pagamento de forma legal, Aron solicitou aos funcionários que formassem uma comissão de três pessoas para que juntos possam resolver a situação, tendo em vista ser necessário a assinatura do empenho por parte do prefeito anterior, Dr Renato Lacerda, o secretário Jailson Nascimento e o Diretor Márcio Dias Félix, sendo estes dois últimos residentes em Ingá.
A comissão ficou composta pela vereadora Maria Branca, Sra. Isabel França da Silva Dias e Sr. Abimael Barbosa de Queiroz. Estes servidores ficaram com a incumbência de procurar as autoridades da gestão anterior para assinarem a documentação que dará direito a receber os atrasados.
Aron reafirmou o compromisso de que, assim que os documentos retornarem devidamente assinados, ele, dentro de três dias, pagará de uma só vez todo o valor devido, sugerindo apenas que o pagamento obedecesse uma ordem alfabética para evitar tumultos desnecessários.
Alguns funcionários contratados da gestão anterior ficaram decepcionados ao constatar que, apesar de ter trabalhado até dezembro, seus nomes não constavam na lista enviada ao TCE, tendo sido estes possivelmente dispensados ainda no mês de novembro de 2012, quando a quantidade de funcionários caiu de 525 para 357, ou seja, uma dispensa de 168 contratados, no entanto, parece que não foram avisados e continuaram trabalhando, mesmo sem previsão de pagamento, uma vez que seus nomes não constavam mais do quadro da prefeitura.
Aron, secretários e funcionários aguardam a tão somente a assinatura dos documentos para o imediato pagamento. Portanto, apesar do sofrimento pela espera, o funcionário terá um natal de fartura e ano novo com dinheiro no bolso.
ASCOM-PMI