domingo, abril 28, 2024
spot_img
HomeDestaqueMANIFESTANTES INGAENSES FECHAM A BR 230

MANIFESTANTES INGAENSES FECHAM A BR 230

O ato foi em protesto ao abandono da obra da ponte de Ingá. Caso o governador não se manifeste a BR será fechada novamente.

O Movimento Passe Livre Pela Ponte, realizou seu segundo dia de protesto contra a paralisação da obra da ponte de Ingá danificada pelas enchentes de 2011. A obra de reconstrução teve início em maio de 2012, e seguiu a passo de tartaruga, estando hoje praticamente parada. O Governador Ricardo Coutinho afirmou durante a plenária do Orçamento Democrático em Itabaiana realizada no dia 13 de abril de 2013, “que o principal motivo tem sido o não recebimento da segunda parcela da verba emergencial do governo federal, mas que já estava em contato com o Ministério das Cidades para os desentraves”. Porém, até essa data, mais de dois meses depois, o governador não tocou mais no assunto e o povo espera uma definição sobre a ponte.

250620132798

Os jovens manifestantes realizaram o primeiro protesto no domingo passado, pelas ruas de Ingá, o que causou um grande engarrafamento, exibindo seus cartazes com reivindicações e anunciado um novo ato para esta terça-feira (25).  Mais uma vez, os jovens se concentraram na praça Antenor Navarro e seguiram a pé pela PB 090, passando pelo desvio da dita ponte, até chegar ao Sítio Hotel Cruzeiro, na BR 230. Depois de 6 km de caminhada, os jovens corajosamente fecharam a BR nos dois sentidos. Alguns carros queriam passar à força quase atropelando manifestantes. Depois, dezenas de pessoas, entre eles, taxistas e mototaxistas, e cidadãos ingaenses foram chegando e dando apoio ao movimento. Cerca de 500 pessoas se juntaram aos jovens, ficando a BR mais importante do Estado da Paraíba, fechada por cerca de uma hora e meia, no período das 17:00 hs às 18:30 hs, causando um gigantesco engarrafamento.

250620132804

250620132806

A Polícia Rodoviária Federal posicionou suas viaturas atravessadas na BR de modo que dava proteção aos manifestantes, e tentava negociar a abertura da pista. A Polícia Militar também chegou ao local, através de sua divisão de choque. O representante  do Choque negociava com os jovens abertura da BR alegando que o movimento já havia atingido seu propósito, e pedia a liberação em razão da situação perigosa por ser noite, e a fila de carros já chegava nas curvas e subidas, localizadas muito além da entrada de Juarez Távora, no sentido da capital do Estado.

250620132800

A BR ficou totalmente fechada, sendo que os manifestantes liberaram a passagem de apenas uma viatura da Polícia Civil que conduzia presos que estavam sendo transferidos. Momento em que alguns manifestantes gritavam palavras de ordens liberando aqueles bandidos, mas se fossem os “bandidos políticos não passariam”. Também foi liberada uma ambulância do SAMU em socorro. Alguns motoristas e passageiros de ônibus chegaram a ficar irritados com o fechamento da BR, alegando que não tinham nada a ver com aquilo e que estavam tirando o direto deles de ir e vir, no que foi contestado pelos manifestantes que afirmaram quem estava tirando o direito deles de ir e vir era o Governador Ricardo Coutinho, quando deixa toda uma região sem ponte há dois anos. Alguns manifestantes também ficaram exaltados e chegaram a tocar fogo em pneus e galhos de mato, sendo apagado pela PRF. A situação estava ficando muito tensa, até que, já era noite, e por volta das 18:30, mesmo a contra gosto de uma parcela das pessoas ali presentes, os líderes do movimento jovem avaliou que o protesto já teria atingido seu objetivo e se retiraram da BR, sendo liberada a pista.  Uma viatura da PRF ainda forçou a abertura quase atropelando um dos manifestantes.

250620132799

Manifestantes afirmaram que, caso o governador não se manifeste e tome uma posição definitiva com relação a ponte de Ingá, voltarão a fechar a BR novamente.

INGA-CIDADAO

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress