quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeDestaqueNatureza interdita acesso à Ingá.

Natureza interdita acesso à Ingá.

 

Depois de 24 horas de chuvas na região de Ingá, nível da água sobe e arrasta as manilhas do desvio lateral da ponte interditada.

A ponte de Ingá está interditada há quase um ano, em decorrência das enchentes causadas pelo inverno do ano passado. A população de Ingá sofreu bastante neste período com prejuízos enormes no comércio e nas residencias invadidas pelas águas, onde centenas de famílias perderam tudo. Neste período, inicialmente, o acesso à Inga ficou sendo pela estrada vicinal de Bacamarte, sendo que posteriormente o Governo do Estado construiu o desvio na lateral da ponte com manilhas.

Recentemente o Governo do Estado iniciou as obras de reconstrução da ponte danificada, com a instalação do canteiro de obras. Segundo os engenheiros da empreiteira JOTABETON para início da obra de recuperação da ponte, seria necessário que se interditasse o tráfego de veículos para que se fizesse o desvio da água do rio a fim de reforçar as estruturas das colunas de sustentação da ponte e depois fazer o içamento da mesma. Tivemos todo o verão para executar a obra, porém os trâmites licitatórios e burocráticos fizeram com que a obra tivesse início justamente no inverno, o que causará problemas.

Representante da firma se reuniram no fórum com a Juíza, Dra. Gabriela, e o Promotor, Dr. Estrela, onde escolheram a data de 29 de junho a 2 de julho para a realização dos trabalhos. Porém, comerciantes e políticos de Itatuba solicitaram à Promotoria o adiamento da interdição devido as tradicionais festas de São Pedro naquela cidade, no que foram atendidos sendo a nova data marcada para 14 de julho. No entanto, houve nova mudança e a data definitiva ficou marcada para os dias 10 e 11 de julho.

Então, a natureza resolveu intervir, e depois de praticamente 24 horas de chuvas que marcaram 88 mm de índice pluviométrico no Ingá, o nível das águas do rio Ingá subiu tanto no final da tarde desta quinta-feira, que cobriu a passagem molhada do desvio e logo em seguida arrastou todas as manilhas, só restando uma que ficou no meio do leito do rio sem as cabeceiras da pista.

Desvio da ponte destruído na noite desta quinta, só restou uma manilha

 

O acesso à Ingá para quem vem da BR 230 está sendo feito pela estrada de Bacamarte, a qual está praticamente intransitável devido o lamaçal, segundo informações de motoristas que já havia passado por lá.

Nesta noite de quinta-feira o tráfego estava intenso de carros, porém caminhões não davam para passar.

Necessário se faz que haja forte sinalização nas duas cabeceiras da ponte para avisar aos motoristas que trafegam principalmente à noite a fim de evitar acidentes graves.

Por volta de meia noite o nível do rio Ingá começou a baixar, o que facilitará os trabalhos de recuperação da ponte. Durante a noite, a população já estava apreensiva com o nível do rio Ingá.

Foto: Rayssa Tito

 

 

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress