Na manhã desta terça-feira, dia 15 de abril, será realizado no Fórum da Comarca de Ingá o julgamento de Gebison Genival Alexandre de Souza e Manoel Messias Escolástico da Silva. Os dois réus são acusados pelo Ministério Público da Paraíba de tentativa de homicídio qualificado, crime ocorrido na madrugada do dia 29 de abril de 2024, no município de Itatuba.
De acordo com a denúncia, os acusados teriam tentado matar Jailton Marcelino Mendes da Silva com golpes de facão e barra de ferro, surpreendendo a vítima enquanto ela ajudava um amigo com uma motocicleta na frente de sua residência, no bairro Santo Antônio. A agressão só teria sido interrompida após a intervenção de uma mulher com uma criança nos braços — irmã de um dos acusados e companheira da vítima.
O Ministério Público destaca que o crime foi cometido por motivo fútil, decorrente de uma discussão em uma festa poucas horas antes do ocorrido, e com recurso que dificultou a defesa da vítima, que foi atacada de surpresa e estava desarmada. A denúncia foi apresentada pelo promotor de justiça Bruno Leonardo Lins, que também requereu a reparação dos danos materiais e morais sofridos pela vítima.
Gebison e Manoel respondem pelo crime tipificado no artigo 121, § 2º, incisos II e IV, combinado com o artigo 14, II, do Código Penal, ou seja, tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima.
O julgamento será conduzido pelo Tribunal do Júri da 1ª Vara Mista de Ingá e contará com a participação de testemunhas civis e policiais que atuaram nas investigações.
Neste mês de abril serão realizados dois júris, e mais dois no mês de maio.
Ingá Cidadão