domingo, maio 19, 2024
spot_img
HomeEducaçãoEleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para...

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

A eleição para a formação da lista-tríplice do novo reitor ou reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorre nesta quinta-feira (24), nos quatro campi da instituição, em João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape.

Como trouxe o ClickPB, estão aptos a votar 46 mil membros da comunidade acadêmica. Ela é formada por docentes, técnicos-administrativos e estudantes formal e regularmente matriculados no período letivo atual (2023.2).

Como visto pelo ClickPB, a eleição, chamada consulta prévia, será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A votação ocorre das 8h às 21h.

Em todos os campi da UFPB, as sessões estão localizadas em cada um dos 17 centros de ensino, incluindo as unidades que estão localizadas no Distrito Industrial de Mangabeira e Santa Rita.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Biblioteca Central (BC), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o Colégio de Aplicação – Escola Educação Básica (CAP/EEBas), a Reitoria e o prédio das superintendências, no Campus de João Pessoa, também receberão sessões de votação. Os votantes podem conferir o local e a seção de votação correspondente na listagem de eleitores que foi disponibilizada pela Comissão Especial.

Após a apuração da consulta, os três mais votados no Conselho Universitário formam a lista tríplice. A posição na lista é definida pela quantidade de votos.

Formada após a eleição, a lista é enviada ao presidente Lula. A escolha segue a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996.

A legislação desobriga a escolha do primeiro da lista. Com isso, o presidente pode contrariar a vontade da comunidade acadêmica na consulta geral e no conselho superior da Universidade, escolhendo um nome da sua preferência.

Três chapas foram homologadas pela Comissão Especial da Consulta Prévia e participam do pleito. São elas: chapa 1, intitulada “UFPB: inovação com inclusão”, composta pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas, respectivamente, à reitora e vice-reitora; chapa 2, que tem o nome “Conecta UFPB”, na qual concorrem os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, candidatos, nesta ordem, a reitor e vice-reitor; e chapa 3, com o nome “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira, candidatos, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitora.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress