Os professores da Paraíba já irão reivindicar a partir deste ano o cumprimento da promessa feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), durante campanha eleitoral do ano passado, de dobrar o salário da categoria até o final de sua gestão.
De acordo com o presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Francisco Fernandes, o chefe do executivo estadual precisa iniciar o cumprimento de sua promessa a partir de 2015. “Se ele deixar para fazer isso no final do mandato não irá conseguir o que foi prometido nos guias eleitorais e em debates com a própria categoria. Ele tem que conceder um aumento acima do reajuste de 13,01% do piso nacional do magistério”, disse.
Ele também cobrou do governo do estado a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria que, segundo ele, está defasado. “O nosso plano de carreira é de 2003 e precisa de uma revisão imediata, pois não há atrativos para ingressar na profissão”, lamentou.
Segundo Francisco Fernandes, os professores da Paraíba recebem os piores vencimentos dos três Poderes. “Os nossos salários são ínfimos e a nossa briga é para incentivar a qualificação do professor”, pontuou.
O presidente da APLP informou ainda que reivindicou uma audiência com o governador Ricardo Coutinho desde o último mês de dezembro para discutir a data-base do funcionalismo público estadual, mas não obteve resposta até o momento.
O Gordinho