sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
HomeConcursos & EmpregosConcurso unificado: professora aconselha começar os estudos com português, raciocínio lógico e...

Concurso unificado: professora aconselha começar os estudos com português, raciocínio lógico e direito

O concurso unificado está lançado e os concurseiros agora iniciam a preparação para participar do “Enem dos concursos”. E para ajudar as pessoas que estão estudando, ou vão começar a estudar, o ClickPB foi conversar com uma especialista no assunto para dar dicas importantes de como se preparar para encarar os certames que virão a partir do lançamento dos editais pelo Governo Federal, ocorrido nessa quarta-feira (10).

A professora Paula Miguel, diretora e sócia da escola Everest Concurso, deu dicas preciosas para os concursos. Um dos conselhos da especialista é: comece a estudar pelas disciplinas português, raciocínio lógico e direito. “O ideal para começar a se preparar para um concurso, principalmente em âmbito federal, que são órgãos federais, é com o conteúdo básico, que é o português, o raciocínio lógico, a parte do direito, e aos poucos ir acrescentando também o conteúdo específico, porque cada órgão, cada área de atuação vai exigir um conteúdo específico”, indicou Paula.

Para o concurso unificado, como para qualquer certame que o concurseiro estiver de olho, uma dica também muito importante é ler bem o edital para seguir o conteúdo programático. “O certo é seguir o edital, é seguir todo o cronograma que existe, todo o conteúdo programado que existe do edital, não deixar passar em branco nenhum tópico, porque uma questão é decisiva numa prova, ela pode tanto tirar, como colocar o candidato dentro de um certame”, ressaltou a professora Paula Miguel durante a entrevista ao ClickPB.

Leia também:

Concurso unificado: também vale ver provas anteriores das bancas organizadoras

E tem mais dica da professora Paula Miguel na conversa que ela teve com o ClickPB. Paula fala que um bom direcionamento é observar as provas anteriores das bancas organizadoras dos concursos. “Sempre observe quais foram as bancas que prestaram o concurso no órgão que você vai escolher, ou nos órgãos que você irá escolher. Sempre, observa, qual foi quando teve IBGE, quais foram as bancas que aplicaram as provas do IBGE. E começar, sim, a trabalhar em cima dessas bancas, porque entendemos que cada banca tem uma forma particular de exigir o conteúdo, de passar o conteúdo. E não tem nada melhor do que você saber, entender as estratégias de quem está lhe avaliando. No caso, a banca”, aconselha.

Dá para estudar sozinho para o concurso unificado?

A pergunta está direcionada, mas a resposta da especialista vale para qualquer concurso que o concurseiro for fazer. É bem importante buscar a ajuda de profissionais capacitados que irão dar orientações precisas e preparar o aluno para ser aprovado no certame.

“Eu aconselho realmente procurar um profissional, ou uma empresa, ou pessoas que estejam vivendo o mesmo processo e que tenham experiência para passar. O estudar sozinho, quando você já tem uma certa experiência, que você passa pelo processo de estudar no plural com outras pessoas, aí sim, ele é super, ele rende bastante, porque você já sabe quais são os caminhos que vão te levar realmente à aprovação que você tanto deseja”, acrescentou.

Paula Miguel explica detalhadamente o porquê de aconselhar a procura por um profissional. “Estudar sozinho é algo muito relativo, o ideal mesmo é que o candidato busque pessoas ou profissionais que vivam desse processo. Porque o que muitas vezes acontece é o candidato estender muito em um conteúdo de forma bem abrangente, vamos dizer assim, e não for de forma objetiva do que cai realmente na prova. Vou citar a disciplina de português. Nós vivemos a nossa vida inteira estudando português e o português é amplo, ele é gigantesco. Então se você não souber os caminhos corretos para você estudar de forma bem objetiva, bem pontual, você acaba se perdendo em todo o conteúdo e não consegue ter o êxito, não consegue ter a aprovação.

Como manter a motivação para o concurso

Durante o processo, claro, pode ir batendo o cansaço e manter a motivação nem sempre é fácil. Ao ClickPB, Paula Miguel também deu dicas preciosas para se manter estimulado com os estudos.

“É sempre pensar no principal objetivo que te fez começar a estudar a se preparar para um concurso público. Porque eu vou começar a estudar para um concurso público? O que é que me incomoda? O que é que vai me deixar feliz? Sempre pensar nesse ponto, porque ele sempre vai estar aceso dentro de você, lhe engajando, lhe trazendo motivação para que você tenha disciplina diária para alcançar o seu objetivo”, enfatizou a professora.

Concurso público exige otimização do tempo de estudo?

A professora Paula Miguel também respondeu a essa pergunta na entrevista ao ClickPB. E, para ela, melhor que se preocupar com o tempo de estudo é conseguir absorver o conteúdo estudado.

“Com relação ao tempo para estudar, não existe um tempo certo. Existe o tempo que o candidato tem disponível e o tempo que for suficiente para ele absorver esse conteúdo. O ideal é olhar para a sua rotina e, dentro dessa rotina, encaixar os estudos. Você precisa colocar todo aquele conteúdo em prática para poder absorver, aprender e treinar junto com as questões. Baseada nessa rotina, você vai saber exatamente quanto tempo você tem disponível diariamente para estudar. E, o mais importante, estudar e absorver conteúdo. Se em uma hora consegue absorver o conteúdo, maravilha”, salientou.

Concurso unificado: entenda como funciona

Os interessados em disputar uma vaga no funcionalismo público federal podem conferir os detalhes do Concurso Nacional Unificado. Os oito editais foram anunciados ontem (10). Com os editais, os interessados poderão verificar informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. O governo publicou um edital para cada um dos oito blocos temáticos do concurso.

Os links dos editais podem ser conferidos aqui:

Edital 1

Edital 2

Edital 3

Edital 4

Edital 5

Edital 6

Edital 7

Edital 8

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular