domingo, maio 19, 2024
spot_img
HomeGeralDatafolha: maioria em SP é contra privatizar a Sabesp

Datafolha: maioria em SP é contra privatizar a Sabesp

São Paulo – Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (10/4), mostra que 53% dos paulistas são contrários à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tido como principal ativo do plano de desestatizações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo a pesquisa, 40% disseram que são favoráveis à privatização da empresa, 6% não souberam responder e 1% disse ser indiferente ao tema.

Apesar da reação negativa, o levantamento aponta que os habitantes de São Paulo são mais favoráveis a privatizações ou concessões de ativos públicos do que os moradores dos demais estados brasileiros.

Segundo a pesquisa, enquanto 38% dos brasileiros apoiam a transferência de empresas estatais ao setor privado, em São Paulo esse percentual chega a 42%. No sentido oposto, 45% dos brasileiros em geral são contrário às políticas de desestatização, enquanto em São Paulo esse índice é ligeiramente menor, 43%.

O levantamento foi feito entre os dias 3 e 5 de abril. Foram 1.806 entrevistas presenciais , realizadas em 65 cidades de todas as regiões do país com cidadãos com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Sabesp

Tarcísio foi eleito com uma plataforma de ampla defesa das privatizações no estado. O governo anunciou a contratação de uma consultoria internacional, ligada ao Banco Mundial, para formatar a venda da Sabesp, na semana passada.

Segundo o Datafolha, entre os eleitores de Tarcísio, 49% são contra a privatização da empresa de saneamento. Entre os eleitores do adversário Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, o percentual de pessoas contrárias chega a 65%.

 

Metrópoles

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress