sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img
HomeDestaqueDelegado paraibano da PF assume cargo em força-tarefa de elite nos Estados...

Delegado paraibano da PF assume cargo em força-tarefa de elite nos Estados Unidos

O delegado da Polícia Federal, Fabiano Emídio, passou a integrar, recentemente, uma força-tarefa de elite destinada à repressão de crimes financeiros nos Estados Unidos. Para quem não lembra, Emídio é paraibano e foi o responsável pela operação Xeque-Mate, que levou para a cadeia os principais nomes da política de Cabedelo, em 2018. Para o cargo atual, ele foi indicado como oficial de ligação da PF nos EUA. Com isso, foi trabalhar em Nova York, na El Dorado Task Force, da Homeland Security Investigations. A nomeação saiu em abril, assinada pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.

Para se ter uma ideia da importância do posto, a divisão foi responsável, em conjunto com o FBI, pela prisão do mega traficante mexicano El Chapo. Antes da mudança para os Estados Unidos, Fabiano Emídio ocupou o cargo de coordenador de repressão à corrupção da PF. Ele ficou na função de 2020 até 2023.

A Operação Xeque-Mate foi deflagrada em 2018 pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Geaco/MPPB) e pela Polícia Federal para desarticular uma suposta organização criminosa (Orcrim) chefiada pelo ex-prefeito Leto Viana e instalada nos poderes Executivo e Legislativo de Cabedelo, a partir da compra de mandatos políticos, para desviar recursos públicos por meio de diversas irregularidades, como fraudes em licitações, doações irregulares de terrenos públicos, renúncias de receitas e, sobretudo, a inserção no quadro funcional de uma legião de ‘servidores-fantasmas’, que, segundo a denúncia do MPPB, atuavam como “verdadeiros instrumentos de diversos vereadores e não só do então prefeito”.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress