quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomeGeralFuracão Irma chega a ilhas do Sul da Flórida

Furacão Irma chega a ilhas do Sul da Flórida

O olho do furacão Irma, agora de categoria 4, chegou à região de Florida Keys neste domingo (10), com rajadas de vento de até 215 km/h no conjunto de ilhas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, “é uma situação extremamente perigosa e potencialmente letal”. O órgão fez um apelo às pessoas que ignoraram os alertas de evacuação para que procurem refúgio “para proteger suas vidas”.

Cerca de 430 mil pessoas ficaram sem luz em razão do furacão. Funcionários da Flórida pediram para que 6,3 milhões de pessoas – cerca de 1/3 da população do estado – evacuassem, criando engarrafamentos em estradas e superlotação em abrigos.

O Centro Nacional de Furacões lançou um aviso de furacão e um aviso de tempestade tropical que atravessa quase toda a Flórida na Geórgia e Carolina do Sul – uma área onde vivem mais de 20 milhões de pessoas.

O furacão Irma já deixou 25 mortos nas ilhas do Caribe: 10 na parte francesa e 2 na área holandesa de Saint Martin, 4 nas Ilhas Virgens americanas, 6nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla, 2 em Porto Rico e 1 em Barbuda.

Em Saint Martin e Saint Barth, as equipes de emergência trabalham contra o tempo para ajudar os traumatizados habitantes antes da chegada de outro poderoso furacão, de categoria 4, José, que também deve atingir a região.

Um terceiro furacão atingiu o oeste do Golfo do México. Katia tocou a terra na sexta-feira (8) à noite no estado mexicano de Veracruz, mas foi rebaixado a tempestade tropical, um pequeno alívio para o país, que sofreu um terremoto na noite de quinta (7), que deixou ao menos 90 mortos, a maioria na região de Oaxaca.

Antes mesmo de chegar à Flórida, o furacão já havia estendido seus braços, com ventos e chuvas fortes, além de tornados e alertas de tornados em Fort Lauderdale, Coral Springs, Pompano Beach, Sunrise, Palm Beach e Hendry.

A tormenta também levou problemas para Miami no meio da madrugada deste domingo. Uma em cada dez casas ou empresas no sul do estado ficou no escuro.

Em Cuba, a destruição ao longo da costa norte central foi semelhante à sofrida por outras ilhas do Caribe durante a semana.

É a primeira vez que o olho de uma tempestade de categoria 5 atinge a terra em Cuba desde 1932, segundo os meios de comunicação estatais. O governo ordenou a evacuação de mais de 1 milhão de pessoas.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress