Dados foram fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema, que também apontou redução de gastos de R$ 200 milhões para as famílias; relógios foram ajustados à zero deste domingo 17 de Fevereiro de 2013 às 06:55
RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Horário de Verão que terminou na zero hora do domingo teve uma redução na demanda no horário de pico de cerca de 2.477 megawatts (MW), segundo informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
Já a redução no consumo de energia durante o período foi de 250 MW médios. “Os 250 MWmed de redução do consumo de energia foram incorporados aos ganhos de armazenamento no período e, valorizados por um custo médio de geração térmica, representam uma despesa evitada (pela população) de cerca de 200 milhões de reais”, informou o ONS, em nota.
As reduções do consumo de energia, de 0,5 por cento, e da demanda no horário de ponta, de 4,5 por cento, vieram dentro do esperado.
O principal benefício da implantação do Horário de Verão é o aumento da segurança operacional do sistema, com a diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos, e redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário.
Deu no Blog Pedro Marinho
(Por Rodrigo Viga Gaier e Anna Flávia Rochas