Home Geral Imprensa internacional zomba de eliminação da Alemanha na Copa

Imprensa internacional zomba de eliminação da Alemanha na Copa

0
285

A eliminação alemã na etapa inicial de uma Copa do Mundo pela primeira vez na história do torneio causa indignação na imprensa do país

A chocante derrota da seleção de futebol da Alemanha por 2 a 0 para a Coreia do Sul –um país sem tradição no futebol–, e a consequente eliminação da Mannschaft, como a seleção alemã é chamada em seu país, ainda na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia em ultimo lugar do grupo ‘F’, gerou uma histeria pouco comum na imprensa teutônica.

Die Welt, tradicional jornal berlinense estampava na manchete de sua versão online uma foto do desespero dos jogadores Mats Hummels e Mario Gomez com o título “Choque nos acréscimos! A Coreia do Sul chuta a Alemanha para fora da Copa do Mundo”

 

 O jornal alemão WELT publica a saída da seleção na Copa do Mundo

O jornal alemão WELT publica a saída da seleção na Copa do Mundo (Reprodução/.)

 

O porta-voz do governo federal liderado por Angela Merkel, Steffen Seibert, tuitou através de sua conta oficial: “Não foi a nossa Copa do Mundo – isso é triste! Mas novos torneios virão, nos quais poderemos nos alegrar.”

 

Steffen Seibert

@RegSprecher

 

Nicht unsere WM – ist das traurig! Es kommen auch wieder Turniere, bei denen wir jubeln werden. #KORGER @DFB_Team

 

 

A rede de televisão internacional da Alemanha, a Deutsche Welle (DW), trazia on-line a manchete “Alemanha é expulsa da Copa do Mundo”. A rede lembra que esta é a primeira vez na história que a Alemanha é eliminada na primeira fase do torneio.

 

 O jornal alemão DW publica a saída da seleção na Copa do Mundo

O jornal alemão DW publica a saída da seleção na Copa do Mundo (Reprodução/.)

 

Já o semanário Die Zeit optou pela ironia em sua manchete: “Estou fazendo minhas malas… e levando a seleção alemã comigo”. No subtítulo o semanário prosseguia: “Alemanha é eliminada pela primeira vez na etapa cla de uma Copa do Mundo. E contra a Coreia do Sul!”

 

 Manchete do ‘Die Zeit’ após derrota e eliminação da Alemanha.

Manchete do ‘Die Zeit’ após derrota e eliminação da Alemanha. (Reprodução/VEJA.com)

 

O tabloide Bild estampava em letras garrafais em sua capa: “FORA! Nosso pesadelo para a Copa do Mundo virou realidade”.

 

 O jornal alemão ‘Bild’ publica a saída da seleção na Copa do Mundo

O jornal alemão ‘Bild’ publica a saída da seleção na Copa do Mundo (Reprodução/.)

 

Mesmo o sisudo diário Süddeutsche Zeitung de Munique se valeu da infâmia: “Fora da Copa do Mundo? Kroos [continua] esperando pelo tiro livre”.

 

 O jornal alemão Suddeutsche Zeitung publica a saída da seleção na Copa do Mundo

O jornal alemão Suddeutsche Zeitung publica a saída da seleção na Copa do Mundo (Reprodução/.)

 

Por fim, a maior revista de notícias semanal do país foi sintética e direta em sua manchete, bem ao estilo alemão: “Alemanha está fora!”.

 

 O jornal alemão Spiegel publica a saída da seleção na Copa do Mundo

O jornal alemão Spiegel publica a saída da seleção na Copa do Mundo (Reprodução/.)

Repercussão internacional

A imprensa internacional pareceu se divertir com a eliminação da Alemanha na Copa do Mundo, após a derrota da seleção de Joachim Löw para a Coreia do Sulcom o surpreendente placar de 2 a 0. “A Alemanha se tornou o quarto campeão a sair da fase de grupos nas últimas cinco Copas do Mundo. Moral da história: não vença a Copa do Mundo. Muito inteligente, Inglaterra!”, brinca o jornal britânico The Guardian.

O veículo também ironizou comentários sobre os alemães terem jogado melhor, pois tiveram mais chances de gol, mas não fizeram nenhum. “A Alemanha teve 28 chances. E daí?”, escreveu.

O também britânico The Telegraph foi ainda mais ácido. “A Alemanha, merecidamente, perdeu e está fora da Copa do Mundo na fase de grupos pela primeira vez na história”, disparou. O espanhol El País se posicionou na mesma linha. “Vitória justa para a Coreia, que defendeu com ordem y atacou com rapidez frente a uma Alemanha decepcionante”, escreveu.

A maioria dos jornais chamou atenção para o improvável resultado, uma vez que os alemães são os atuais campeões mundiais e a Coreia do Sul nunca chegou nem perto de receber o título. “Alemanha está indo para casa. Impressionante”, disse o americano The Washington Post.

Na América Latina, as palavras “eliminação” e “Alemanha” andavam sempre acompanhadas nos títulos. “Histórico: Alemanha perdeu para a Coreia do Sul e foi eliminada do Mundial na primeira fase”, anunciou o site de notícias Infobae da Argentina.

“Os coreanos ganharam e eliminaram o campeão do mundo”, disparou o também argentino La Nación. Na abertura do texto, detalham: “Desta vez não teve milagre como contra a Suécia e o campeão mundial volta para casa em uma fase em que ninguém imaginava que passaria por semelhante fiasco.”

O peruano El Comécio ressaltou a eliminação também em sua cobertura ao vivo. “Final de partida! O campeão mundial foi ELIMINADO!”, escreveu.

 

Comente usando o Facebook