A 249ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece a partir das 22h do dia 24 de novembro, em João Pessoa. O trajeto 14 quilômetros tem início em frente à Igreja de Lourdes, no centro da Capital, até a Capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha. Neste local, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, celebrará uma missa, na manhã do domingo (25).A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros irão disponibilizar 800 homens e 70 viaturas para reforçar o policiamento durante os 12 quilômetros de percurso, das 18h de hoje até às 18h do domingo.
De acordo com o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens.
Também receberá atenção especial o trecho que compreende a Mata do Buraquinho e a Universidade Federal da Paraíba (por não possuir vias alternativas de circulação). Neste espaço, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Avenida D. Pedro II, que será bloqueada por policiais do Canil para evitar peso na estrutura e não comprometer a segurança dos participantes.
Além disso, foram colocados 22 pontos de observação policial (POP). “O objetivo é garantir a segurança dos fiéis participantes, com aplicação de todos os recursos humanos e materiais da PM, de forma estratégica e antecipadamente planejada”, explicou o coronel Jefferson Pereira, ao destacar que, este ano, a romaria será monitorada por câmeras em toda a área do Santuário.
Já a Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) vai disponibilizar mais de 100 servidores entre agentes de mobilidade e pessoal de apoio para dar suporte ao evento e segurança a quem for acompanhar o cortejo até chegar a Praia da Penha, onde fica o santuário.
A operação começa a partir das 16h com interdição de vias no Centro da cidade e se estende até o final do evento, no domingo (25), na Penha. Na tarde deste sábado haverá bloqueio do trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.
O início do cortejo está previsto para as 22h, saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado; seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (Universidade Federal da Paraíba); principal dos Bancários (João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão) e Avenida Hilton Souto Maior, a partir da entrada de Mangabeira, até a Penha. A previsão de chegada é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa.
História – O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano. Foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980. Este santuário é sido muito procurado devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria. A Romaria da Penha, uma das mais tradicionais da Paraíba, atrai uma média anual de 250 mil.
Da Redação com Assessoria