sábado, maio 18, 2024
spot_img
HomeGeralPara reabrir comércio, Prefeitura de Campina Grande vai distribuir meio milhão de...

Para reabrir comércio, Prefeitura de Campina Grande vai distribuir meio milhão de máscaras e exigir EPIs para funcionários

Apesar de ter liberado a reabertura gradual do comércio no centro da cidade e nos bairros, a Prefeitura de Campina Grande vai fazer exigências para os estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura de Campina Grande pretende começar a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (20). Em coletiva transmitida pelas redes sociais na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Romero Rodrigues declarou que pretende fazer a reabertura gradual e responsável do comércio, priorizando a segurança dos clientes e dos colaboradores dos estabelecimentos comerciais.

Meio milhão de máscaras serão distribuídas para a população de Campina Grande em pontos específicos da cidade, como o Terminal de Integração, setores comerciais, Distritos, pontos de táxis, Arcas e bancos. Romero Rodrigues também fez apelo para que idosos e pessoas de grupos de riscos ficam em casa, o que é fundamental para o sucesso da política de isolamento social. Ainda quanto às máscaras, cerca de 120 pessoas farão este trabalho de apoio.

A intenção é proporcionar maior proteção dos campinenses que irão sair de suas casas. Estes equipamentos, segundo o prefeito, serão reutilizados e também serão destinadas para taxistas, comerciantes de feiras livres, usuários de transportes coletivos, além dos consumidores.

Apesar de ter liberado a reabertura gradual do comércio no centro da cidade e nos bairros, a Prefeitura de Campina Grande vai fazer exigências para os estabelecimentos comerciais. O estabelecimento só poderá ser aberto se todos os funcionários estiverem com equipamentos de proteção individual, como máscaras e protetores faciais. Além disso, a entrada dos clientes deverá ser controlada para evitar aglomeração, assim como o distanciamento nas filas terá que ser observado no interior dos estabelecimentos.

Medidas

Entre as condições para o funcionamento de estabelecimentos constam no conjunto de medidas: afastamento temporário do grupo de risco de cada empresa; uso de equipamentos de proteção individual, mediante a distribuição de máscaras nos setores comerciais, bem como a aplicação de normas de distanciamento definidas pelo Ministério da Saúde. As empresas também serão orientadas a evitar aglomerações.

As regras de funcionamento também incluem a limitação de entrada de pessoas; controle de acesso e marcação de lugares reservados para clientes, respeitando a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa; priorização do afastamento sem prejuízo para pessoas do grupo de risco e maiores de sessenta anos; priorização do trabalho remoto para setores administrativos; utilização de veículos de fretamento para transporte dos trabalhadores e adoção de medidas internas para evitar a transmissão da Covid-19.

Fiscalização

A fiscalização para o cumprimento das medidas será realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CG), Gerência De Vigilância Sanitária (Gevisa) e Secretária de Saúde.

Estas atividades terão o acompanhamento de órgãos como Ministério Público e Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em sua visão, o momento é de união para que as dificuldades do momento sejam rapidamente superadas.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress