sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img
HomeGeralPassageiros de cruzeiro passam momentos de susto após temporal no rio da...

Passageiros de cruzeiro passam momentos de susto após temporal no rio da Prata

Catarinenses relatam os 10 minutos em que ventos de 205 km/h inclinaram embarcação

(MATÉRIA DO DIÁRIO CATARINENSE)

Gerou expectativa as chamadas para a edição de ontem do Estúdio Santa Catarina, da RBS TV. O semanário mostrou o pânico vivido pelos passageiros e tripulantes do navio Splendour Of The Seas, da empresa Royal Caribbean, durante um forte temporal no canal do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. A embarcação de onze andares, que levava a bordo mais de três mil pessoas chegou a inclinar, levando pratos, copos e garrafas ao chão. Boa parte dos passageiros se encontravam no salão de jantar e o susto foi registrado em imagens postadas no Youtube e exibidas na matéria do repórter Sérgio Guimarães, produzida por Pedro Rockenbach.

Após a tempestade, que durou aproximadamente dez minutos, o comandante do navio informou aos passageiros que os ventos chegaram a duzentos e cinco quilômetros por hora, causando quatro inclinações seguidas. O Splendour Of The Seas estava há quatro dias em um cruzeiro no roteiro Santos – Buenos Aires e no momento do temporal regressava ao Brasil. Com o incidente, a parada seguinte em Montevidéu foi cancelada e a viagem seguiu por três dias até o porto de Santos, onde atracou no domingo, dia 26.

Luis Fernando já trabalhou em cruzeiros, mas desta vez estava como passageiro, em viagem com a mãe. Para o estudante, a forte tempestade surpreendeu até o comandante do transatlântico.

— No final da tarde o comandante avisou a todos os passageiros, pelo sistema de som, que nós passaríamos por uma tempestade, só que não avisou o horário, não falou qual seria o momento dessa tempestade, e a programação do navio seguiu normal. Tínhamos acabado de chegar ao restaurante, quando ocorreu isso. Então, pelo estrago que teve no restaurante, com as taças caindo, talheres, as pessoas todas sentadas, eu acho que ele foi pego um pouco de surpresa — afirmou.

O oceanólogo Argeu Vanz, explicou o fenômeno que atingiu a embarcação.

— Numa tempestade, as ondas ficam todas com tamanhos e direções diferentes. O mar é considerado mexido e é muito complicado, principalmente quando se tem pouca visibilidade — disse o especialista.

O maior grupo no navio era de Imbituba, com 79 pessoas. O radialista Fernando Paraíba pensou no pior durante o incidente.

— Lembrei do Titanic e disse: nós vamos morrer. Foi a palavra que lembrei, comecei a pensar nas minhas duas filhas, porque durou muito tempo. Imaginei que ali seria o nosso último momento. Foi um susto grande — contou.

Em nota, a empresa Royal Caribbean não deu muitos detalhes sobre o ocorrido e afirmou apenas que o naviu sofreu uma leve inclinação durante a viagem. Informou ainda que lamenta que o incidente possa ter afetado de alguma forma a experiência da viagem.

Assista aos vídeos dos instantes em que o navio inclinou. As cenas foram gravadas pelos passageiros:

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress