Vídeos com temáticas regionais ganharam visibilidade nas redes sociais.
Com vídeos gravados em celular, roteiros improvisados e temáticas regionais, o grupo “Presepes”, de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, alcançou mais de 3 milhões de visualizações no Facebook em apenas cinco meses. As histórias são em grande maioria autorais ou utilizado uma piada pronta. O nome do grupo remete a uma expressão nordestina sobre coisas engraçadas.
A postagem com o vídeo que fala do “Defunto Cabueta” chegou a 3 milhões visualizações e 21 mil compartilhamentos até a sexta-feira (23). Uma ideia simples de um dos integrantes do grupo Beto Rocha, foi adaptado por Luzildo Queiroz. O vídeo trata de um homem que morreu, mas pelo fato das suas fofocas, acaba sem muito amigos em seu velório.
“Eu sonhava em fazer um canal de vídeos, mas sem ter equipamentos adiei a ideia por várias vezes”, disse Luzildo Queiroz, um dos idealizadores do projeto. Ele então optou por utilizar apenas o celular de forma manual, sem tripé, e um microfone improvisado que aprendeu a fazer na internet.
Ao sonho de Luzildo se juntaram os amigos Adriano Ezequiel, Beto Rocha, Guilherme Diniz, Inelda de Cristo, Kiko Filho, Larissa Sousa, Luzildo Queiroz, Rafael Alves e Thaynna Xávier. Divididos entre atores, diretor, cinegrafista, maquiadora, roteirista e social mídia fazem de forma voluntária as gravações dos vídeos.
O primeiro vídeo do grupo chegou a 10 mil visualizações no segundo dia após postagem e isso estimulou todos a continuarem fazendo os vídeos, sempre com ideias regionais, valorizando a cultura nordestina.
G1PB