domingo, abril 28, 2024
spot_img
HomeGeralPsicóloga alerta para conexão entre pais e filhos como medida de prevenção...

Psicóloga alerta para conexão entre pais e filhos como medida de prevenção à violência na escola: “limites seguros e respeitosos”

Casos frequentes de violência e bullying têm atingido crianças e adolescentes nas escolas nos últimos dias. Com isso, se acende um alerta para que os pais adotem medidas de prevenção e cuidados contra atos de qualquer tipo de violência no ambiente escolar.

Em entrevista ao ClickPB, a psicóloga infantil Ingridy Mayara disse que o principal ponto de prevenção para esses casos é a conexão entre pais e filhos: ” Precisa atuar na prevenção gerando conexão, estabelecendo limites seguros respeitosos com a criança e o adolescente na casa de cada um. As crianças e adolescentes necessitam disso. É na conexão que estabelecemos valores, princípios, organizamos dilemas que eles vão resolver futuramente.”

Para a psicóloga, é necessário  que as pessoas tirem o foco dos possíveis causadores de situações envolvendo violência e tirar o fardo das costas dos pais: ” A reponsabilidade por cuidar da infância e adolescência não é apenas dos pais é de todos nós”, disse ao ClickPB.

Conforme apurou o ClickPB, um dado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015 mostra que um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying. Esse termo de origem inglesa se refere  a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar.

Desde 2016 a Lei 13.185 classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

 

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress