A maré alta ocasionada pela lua nova causou alguns estragos na Paraíba. A beleza tranquila da orla do Cabo Branco deu lugar a um cenário de destruição, graças a força da água que atingiu o asfalto da principal vi do bairro. Já na cidade da Baía da Traição, a situação foi ainda mais grave: a água invadiu a cidade e provocou prejuízos ao comercio local. A ressaca acontece quando ocorre a chegada de ondas violentas à costa, provocadas por rajadas de vento que fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla.
Fortes ondas em Manaíra fazem água do mar chegar ao asfalto
A praia de Manaíra registrou no final da tarde desta terça-feira (12) uma ressaca, com ondas violentas que chegaram até o asfalto. Apesar de ser um espetáculo bonito de se ver, a ressaca provocou susto em pessoas que estavam no local e transtornos aos motoristas e comerciantes.
Ressaca é a chegada de ondas violentas à costa e começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral.
Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar – há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.
Vide fotos
Da Redação
WSCOM Online