AGRICULTURA: Prefeito Robério propõe plantio livre de agrotóxico e uso de defensivo orgânico em Ingá

PARCERIA AGRÍCOLA ORGÂNICA

O prefeito Robério Burity propôs um pacto aos agricultores ingaenses para que o plantio e safra de 2021 seja de forma orgânica e totalmente livre de agrotóxico. Na parceria entre a Prefeitura e o produtor rural, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, entra com o corte da terra, sementes, orientação e acompanhamento de técnicos agrícolas, agrônomo, Sebrae e Empaer, em contrapartida os agricultores se comprometem a usar as modernas técnicas do uso de defensivos orgânicos.

A proposta foi apresentada durante o 1º Encontro da Gestão Municipal com Agricultores de Ingá, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no Ginásio de Esportes O Carlão (Buritão), e contou com a presença de toda equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, vereadores, secretários de outras pastas, técnicos agrícolas, agrônoma e representante do Sebrae na mesa diretora, tendo na plateia agricultores de toda a zona rural do município de Ingá e representantes das associações rurais que foram reativadas. Ao final foi servido um almoço aos presentes.

A reunião contou com a presença do SEBRAE-PB, com a Gerência Regional da EMPAER de Itabaiana, com os presidentes dos sindicatos e associações, vereadores e secretários, que juntos farão com que o projeto formado pelo Prefeito Robério e a Secretaria de Agricultura, seja executado e sancionado pela Câmara de Vereadores para o incentivo do não uso de agrotóxicos nas produções agrícolas da cidade, disponibilizando consultorias, apoios e cortes de terras para os pequenos produtores rurais.

Isso tudo fará com que a cidade de Ingá seja o maior produtor regional de produtos orgânicos, contribuindo para melhoria não apenas a renda familiar de quem produz, mas também, na qualidade de vida de quem trabalha na produção e na saúde de quem consome os alimentos.

No evento, além das falas das autoridades, foram mostradas em slides os malefícios do consumo de alimentos produzidos com uso de agrotóxicos, dentre eles alguns tipos de câncer.

O prefeito Robério afirmou estar otimista com vistas a safra de 2021, que poderá transformar o Ingá no maior produtor de alimentos orgânicos da Paraíba, valorizando a agricultura familiar. Robério aproveitou a ocasião para reafirmar o desafio da criação de suínos de forma compartilhada, uma nova forma de parceira entre a gestão municipal e o produtor rural.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS

Secretária de Agricultura de Ingá, Geovana Rufino e Sr. Antônio Calu, presidente da Central das Associações

A secretária municipal de agricultura, Geovana Rufino, comemorou o sucesso do evento como um primeiro passo na conscientização do meio rural com vistas ao uso do defensivo orgânico no plantio e no manuseio do solo, de forma que as parcerias entre a prefeitura e o setor agrícola sejam promissoras nas diversas culturas já tradicionais de nossa região, como o feijão, fava, milho e a reintrodução do algodão colorido tão valorizado internacionalmente e abrindo espaço para novas culturas e formas de criação animal contando com orientação e assistência técnica.

O presidente da Central das Associações, Sr. Antônio Calu, classificou como bastante proveitoso e importante estes encontros, uma vez que além de conscientizar o agricultor vai levar conhecimento de técnicas modernas tanto no plantio como na criação de animais. “Estou otimista neste início da nova gestão que visar valorizar e desenvolver o homem do campo e sua produção”- Concluiu Sr. Antônio Calu.

O prefeito Robério Burity encerrou avisando que os agricultores já podem procurar a Secretaria de Agricultura para fazer inscrições para o corte de terra.

Veja publicação no perfil do prefeito Robério no Instagram: Ingá Cidadão com Levy Oliveira/Renata Marinho. Edição Claudio Geraldo 

Comente usando o Facebook