sábado, abril 27, 2024
spot_img
HomeIngá e RegiãoBARRAGEM DA CHÃ: O homem realiza, Deus abençoa!

BARRAGEM DA CHÃ: O homem realiza, Deus abençoa!

A Barragem de Chã dos Pereiras foi construída na gestão do então governador Tarcísio de Miranda Burity, na década de 80, e serviu durante muito tempo como fonte de abastecimento d’água para o município de Ingá até a substituição pela águas de Acauã.  Durante os 30 anos seguintes após a construção, o manancial ficou esquecido dos governantes estaduais apresentando fissuras, vazamentos e chegando ao ponto de causar risco à população devido ao perigo até de rompimento.

A partir de 2016, quando a chapa Manoel da Lenha/Robério Burity foi eleita, o vice-prefeito Robério, que pertencia ao partido do governador Ricardo Coutinho, iniciou sua luta junto ao secretário estadual de recursos hídricos, João Azevedo, solicitando com insistência que a barragem de Chã dos Pereiras fosse incluída no Programa Estadual de Recuperação de Barragens, momento em que o seu pai, ex-prefeito Antônio Burity, também exercia cargo na gestão estadual.

Após muita luta e trabalho do vice-prefeito Robério, o pleito foi atendido pelo secretário João Azevedo e foram iniciadas e concluídas as obras de restauração da barragem de Chã dos Pereiras com capacidade de acumulação em torno de 2 milhões de metros cúbicos de água, recebendo investimentos de quase R$ 1 milhão e tendo sido inaugurada em novembro de 2017 para beneficiar mais de 9 mil habitantes das comunidades de Chã dos Pereiras, Pontina,  Cutias, Rua da Palha e a cidade de Riachão do Bacamarte. A barragem da Chã restaurada foi a salvação do povo destas comunidades durante a longa estiagem ocorrida posteriormente.

Agora, neste inverno de 2022, Deus abençoou esta grande e necessária obra de restauração com chuvas abundantes que alcançou a capacidade máxima de armazenamento d’agua e atingiu o tão esperado sangramento da barragem para alegria da população.

A mesma história se repetiu com o açude Zabelê em Ingá, construído anda na época do Brasil Imperial. Desta vez, já como prefeito, Robério Burity priorizou a restauração deste centenário manancial ingaense para realizar obras de restauração em parceria com a gestão estadual de João Azevedo, tendo o Zabelê enchido e sangrado recentemente.

Desta forma, com visão e determinação, o prefeito Robério vai acertando em suas prioridades, plantando as sementes e colhendo os frutos.

“Como homem de fé, creio firmemente que quando o governante tem bons propósitos e realiza as obras necessárias ao povo, Deus cobre de bênçãos. E assim seguiremos, trabalhando e Deus abençoando”. – Afirmou o prefeito Robério.

Ingá Cidadão

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress