quarta-feira, maio 15, 2024
spot_img
HomeIngá e RegiãoCULTURA E TRADIÇÃO: Banda 31 de Março, 89 anos

CULTURA E TRADIÇÃO: Banda 31 de Março, 89 anos

A BANDA 31 DE MARÇO

A fotografia da Banda 31 de Março, demonstrada nessa postagem, foi tirada em frente à Igreja de Ingá em outubro de 1934 na Festa de Nossa Senhora da Conceição.

“COMO SURGIU A BANDA 31 DE MARÇO
Em Ingá, as bandas marciais existem desde o final do século XIX. As primeiras foram as bandas Maria Luiza e a Joana Cabral, até que chegou à cidade, vindo de Pernambuco, o Sr. José Severino de Araújo — Cazuzinha — que fundou a Filarmônica Municipal 31 de Março, com um grupo de amigos e filhos onde ele era o maestro. Após alguns anos de incentivo e colaboração, o mestre Cazuzinha mudou-se para João Pessoa com sua família. Seus filhos Severino, Jaime, Manoel e Plínio seguem as trilhas do sucesso musical fundando a Orquestra Tabajara, fixando-se no Rio de Janeiro.
O dia 31 de março de 1933 foi uma data festiva que entrou para a história local. Segundo o Sr. Manoel Pequeno de Medeiros: “Era uma sexta-feira Santa e pela primeira vez apresentou-se em público a banda que foi batizada com o nome do dia e mês de sua estreia. Filarmônica 31 de Março Banda de Música”.
A partir de então ela passou a fazer parte do cotidiano cultural do povo ingaense.”¹

¹ MATIAS, Zilneide Barros. Da Alvorada ao Coreto: o silêncio da Banda 31 de Março (Ingá-PB). In: Ingá: olhares sobre a história. 1ª Edição. Mídia Gráfica e Editora Ltda, 2021.

Imagem: Disponível na Sede da Banda 31 de Março.

Pesquisador: J. B. Lira Neto.

#história #ingá #pb #paraiba

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress