sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
HomeDestaqueITATUBA: O que os candidatos a prefeito Marlon e Josmar pensam sobre...

ITATUBA: O que os candidatos a prefeito Marlon e Josmar pensam sobre a municipalização do trânsito? E qual solução para evitar os acidentes na descida da ladeira de chegada da cidade?

Eis ai um tema interessante para os candidatos a prefeito de Itatuba começarem a debater sobre os temas que realmente vão mexer e impactar a vidas dos moradores de Itatuba, como a questão do trânsito.

Assim como os demais candidatos das outras cidades como Ingá, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda precisam sair da comodidade da “receita de bolo” dos marqueteiros de fazer publicações de felicitações pelo dia da categoria tal, de posar com os cansativos “V” da vitória ao lado de antigos e novos aliados e de mostrar a história pessoal geralmente da origem humilde, sobre as lutas, dificuldades e vitórias que enfrentaram na vida. Sabemos que tudo isso é válido e faz parte da campanha, mas já está na hora de começar a debater os temas e problemas que os moradores de seus municípios enfrentam no dia a dia e quais projetos e soluções.

Neste caso específico de Itatuba, a Prefeitura Municipal na primeira gestão do prefeito Aron Andrade enviou projetos à Câmara Municipal ainda no ano de 2015, que tratavam da municipalização do trânsito. Os projetos ficaram tramitando no legislativo municipal durante todos estes anos sem ser levado à pauta de discussão e votação, até acontecerem três graves acidentes envolvendo caminhões pesados durante este ano de 2020, que causaram pavor, danos materiais e perigo de vida aos moradores do centro, em especial aos que moram no final da acentuada ladeira de chegada da cidade, onde os veículos tem que fazer uma curva à direita ou à esquerda do logradouro popularmente conhecido como “Praça do Lisos”. A situação complica quando veículos pesados apresentam alguma falha mecânica ou motoristas perdem o controle da direção. Por livramento de Deus já não houve mortes naquele local.

Por meio de inúmeras mensagens e solicitações enviadas à promotoria pública de Ingá, a população clamou que se tomasse alguma atitude sobre o caso. A promotora de justiça, Dra. Claudia Cabral Cavalcante, abriu procedimentos e enviou notificações ao executivo e legislativo municipal a fim de obter informações sobre o caso e o motivo de tão longo tempo de tramitação dos projetos que tratavam sobre o tema sem decisão. O presidente Fernando Manoel pautou o projeto em sessão ordinária, onde a unanimidade dos vereadores presentes votaram contra a implantação da municipalização do trânsito, com exceção da vereadora Maria Branca, que se absteve. O presidente Fernando só votaria em caso de empate.

Para atenuar a situação, enquanto não se finaliza os estudos técnicos para uma solução definitiva com a participação do Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Itatuba desviou o trânsito à esquerda de quem chega à cidade, no meio da ladeira, modificando o acesso a área central como uma medida paliativa para evitar os acidentes, e que embora tenha surgido problemas de manobra de veículos de grande porte, tem surtido efeito no sentido de preservar vidas.

Agora, os cidadãos itatubenses tem uma oportunidade de se expressar e discutir sobre o caso em audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (05), às 10:00 h, de forma virtual. (Veja na matéria anterior como participar)

E já que estamos em plena campanha eleitoral, seria oportuno os dois candidatos a prefeito manifestarem suas opiniões sobre a municipalização do trânsito. Caso queira se posicionar sobre o tema, sugerimos que usem suas redes sociais da forma que melhor lhes convir, cujas as postagens republicaremos aqui em nossas plataformas digitais.

Afinal o eleitora quer saber, o que Josmar e Marlon pensam sobre este importante tema ? E o que pensa em fazer na sua futura gestão para resolver ou atenuar o perigo dos acidentes como os ocorridos neste ano.

Com a palavra os candidatos.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress