PEDRA D’ÁGUA: Robério participa das comemorações do Dia Consciência Negra no Quilombola

Prefeito Robério Burity esteve presente no Quilombo de Pedra d’Água na comemoração do dia da Consciência Negra (Video)

Prefeito Robério Burity esteve presente no Quilombo de Pedra d’Água na comemoração do dia da Consciência Negra

O Prefeito do Município de Ingá, Robério Lopes Burity, participou da comemoração do dia da Consciência Negra, na última sexta-feira (20), na comunidade Quilombola Pedra d’Água. Robério prestou a sua homenagem ao povo, “Extremo muito Orgulho dos Quilombolas de Ingá, meu respeito a essa luta que ainda não acabou, lutaremos juntos!”, ressaltou.

É de costume a comunidade rural festejar essa data anualmente, como forma de orgulho, protesto, luta, reivindicação, celebração e homenagem. Devido a situação do Corona Vírus a festividade não pode ser como nos anos anteriores, o número de pessoas foram reduzidas e os atrativos também, seguindo com as orientações e recomendações da saúde, porém, a data não foi passada em branco.

A origem da Comunidade Pedra D’ água remonta a figura de um ancestral comum o Sr. Manuel Paulo Grande, o primeiro a se estabelecer na região após ter fugido devido a sua participação no movimento Quebra Quilos – revolta ocorrida no Nordeste brasileiro, entre fins de 1874 e meados de 1875, contra a implantação de um novo sistema métrico.

O dia da Consciência é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre inserção do negro na sociedade brasileira. Essa data rememora a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombola que liderou a resistência do Quilombo dos Palmares contra os portugueses no século XVII. É uma data também para lembrar e combater o problema do racismo que é tão recorrente no país.

O que você achou?

Comente usando o Facebook