Um homem de 55 anos foi flagrado ao atear fogo na casa da ex-mulher. Ela estava com os dois filhos dentro do imóvel no momento em que as chamas começaram. O crime ocorreu em 9 de setembro, e as investigações conseguiram mostram que o incêndio foi intencional. O suspeito (foto em destaque) foi preso nesta segunda-feira (22/9), em uma ação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II) e da Seção de Atendimento à Mulher, e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
As crianças, um menino de 1 ano e 8 meses e uma menina de 12 anos, foram resgatados pelos vizinhos e sobreviveram. A pré-adolescente segue internada na UTI em estado grave.
Imagens da câmera de segurança mostram o momento em que o homem se aproxima da casa da ex, na madrugada do crime, em uma bicicleta. Calmamente, ele para em frente à residência, abre uma mochila e retira um galão com líquido inflamável.
Assista:
Em seguida, o homem vai até o muro, despeja o conteúdo do galão e acende. Após provocar as chamas, ele sai pedalando a bicicleta.
Segundo a polícia, o homem tem perfil agressivo e violento, além de consumir álcool de forma exagerada e cocaína. O homem coleciona diversas ocorrências de violência doméstica contra diferentes mulheres.
No momento da prisão, o suspeito foi localizado em um bar e tentou se esconder em uma residência próxima, mas foi capturado. Com ele, foram apreendidos objetos e roupas que possivelmente foram usados durante o crime.
O criminoso foi autuado pelos crimes de tentativa de homicídio e tentativa de feminicídio.
Como denunciar situações de violência contra as mulheres?
Em caso de violência doméstica, é importante denunciar. O Distrito Federal conta com serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessários para romper o ciclo da violência.
Ligue 190 – PMDF
Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. A denúncia pode ser feita de forma anônima Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
Diante de qualquer situação que configure violência doméstica, a mulher deve registrar a ocorrência em uma delegacia de polícia, preferencialmente nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher – DEAM, que funciona 24 horas por dia, todos os dias.
- Deam I (Asa Sul)
Endereço: EQS 204/205, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70234-400
Telefones: 3207-6172 / 3207-6195 / 98362-5673
- Deam II (Ceilândia)
Endereço: St. M QNM 2 – Ceilândia- DF
Telefone: (61) 3207-7391; 3207-7408
E-mail: [email protected]
Ligue 197 – Disque Denúncia
A Polícia Civil do Distrito Federal conta, ainda, com canais de denúncia nos quais são garantidos o sigilo.
Além do Disque 197, a denúncia pode ser comunicada por e-mail: [email protected], por WhatsApp (61) 98626-1197, ou ainda ser registrada pela internet na Delegacia Eletrônica Maria da Penha On-line. Canais disponíveis 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
WhatsApp 61 99656-5008 – Canal 24 HORAS para Denúncias e Informações que envolvam qualquer tipo de violência
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT
As Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar movem ação penal pública, solicitam à Polícia Civil o início ou o prosseguimento de investigações e ao Poder Judiciário a concessão de medidas protetivas de urgência nos casos de violência contra a mulher. Podem, ainda, fiscalizar os estabelecimentos públicos e privados de atendimento à mulher em situação de violência. Essas Promotorias estão em todo o Distrito Federal. Para atendimento, procure o Ministério Público de sua cidade.
Núcleo de Gênero
Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 144, Sede do MPDFT
Telefones: 3343-6086 e 3343-9625
E-mail: [email protected]
Defensoria Pública
A Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado. Qualquer pessoa que receba até três salários mínimos por mês ou possa comprovar que, mesmo recebendo mais, não tem condições de pagar um advogado particular, tem direito de ser atendido.
Em casos mais graves de violência doméstica, a Defensoria Pública pode auxiliar a vítima pedindo uma medida protetiva a um juiz ou juíza. Estas são medidas de urgência para proteger mulheres vítimas desse crime.
Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher – NUDEM
Metrópoles