quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
HomePoliticaGoverno apresenta plano de ações de turismo rural na região do Brejo...

Governo apresenta plano de ações de turismo rural na região do Brejo

Um plano de ações integradas para alavancar o turismo rural em Bananeiras, Borborema e Pirpirituba, no Brejo paraibano, será apresentado, na manhã desta sexta–feira (13), pelas prefeituras dos três municípios.

A iniciativa é do Governo do Estado e está sendo executada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) com parceria de outros órgãos.

A apresentação começa a partir da 8h, na comunidade Caruatá, em Borborema, localizada na área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira do Roncador. Após a conclusão dos trabalhos, entra em discussão a reavaliação e repactuação do diagnóstico rural participativo para 2014.

De acordo com a extensionista social da Emater, Ivanalda Dantas, as ações de assistência técnica e extensão rural na APA do Roncador tiveram início em abril deste ano, com a construção do diagnóstico rural participativo.

Entre as ações, destacam-se cursos de capacitação em associativismo, organização rural e previdência social no campo. Foram formados dois grupos de produção em piscicultura e avicultura alternativa com projetos elaborados e que serão financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Encontram-se em fase de implantação oito viveiros escavados, para a produção de peixes e 10 aviários para a criação de frangos alternativos. Também foram elaboradas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) para pessoas físicas, com encaminhamentos de DAP jurídica, com vistas à construção da sede da associação dos moradores das comunidades.

Participam do encontro, além dos agricultores familiares da região, prefeitos, secretários de turismo, técnicos da Emater e representantes do comitê da APA do Roncador, composto pelo poder público e a sociedade civil representado por várias instituições.

Fonte: Secom/PB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress